Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de julho de 2019

CADEIA DE UNIÃO - PALAVRA SEMESTRAL AOS NOVOS APRENDIZES

Em 24/03/2019 o Respeitável Irmão Lourival Neves Figueiredo, Loja Cidade Azul, 2.779, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão seguinte:

REAA - PALAVRA SEMESTRAL AOS NOVOS APRENDIZES

Meu Irmão de que forma é passada a Palavra Semestral para os novos Aprendizes? No Ritual diz apenas que será passada de uma forma especial, mas não esclarece se será procedido através Cadeia de União ou de outra forma que envolva somente os novos Aprendizes?

CONSIDERAÇÕES:

A forma especial se refere ao modo de como ela é costumeiramente transmitida. Ou seja, sempre pela Cadeia de União. Aliás, é bom que se diga que a Cadeia de União no REAA∴ tem somente essa finalidade, portanto ela só é formada para se transmitir a Palavra Semestral, não existindo para ela outra finalidade – “A Cad∴ de Un∴ somente se realiza quando houver necessidade de se transmitir a Pal∴ Sem∴” – página 82, 2.12.1 Adendo: Cadeia de União, 1º explicativo, Ritual de Aprendiz Maçom, REAA, GOB, em vigência.

Assim, quando a Loja precisar transmitir a Palavra Semestral para um novo Irmão, ou um Irmão que tenha se regularizado na Loja, o Venerável Mestre, oportunamente, fará a transmissão pela Cadeia de União, não importando se ela já tenha sido passada aos outros. É mais ou menos como acontece no retorno da palavra se esta for concedida novamente. Reinicia fazendo o giro completo. Com as devidas diferenças litúrgicas, assim também é a transmissão da Palavra Semestral em havendo necessidade de repassá-la. Faz-se pela Cadeia de União e dela todos os efetivos do Quadro participam. Reitero, os efetivos do Quadro. 

Destaque-se que a Cadeia de União é formada unicamente por Irmãos do Quadro da Loja. Essa é a razão pela qual ela ocorre após o encerramento dos trabalhos, oportunidade em que os visitantes já tenham se retirado.

Todas as orientações ‘oficiais” sobre a ritualística da Cadeia de União já se encontram-na plataforma do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário