Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 22 de julho de 2019

SEGUNDO DEVER DE UM VIGILANTE EM LOJA. VIGILANTES FICAM EM PÉ OU SENTADOS?

Em 22/03/2019 o Respeitável Irmão Humberto Assunção Silva, Loja Harmonia, 1.625, REAA, GOB–MG, Oriente de João Monlevade, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento:

VIGILANTES. EM PÉ OU SENTADOS?

Na abertura das sessões Grau 1, o Venerável Mestre manda o 1º Vigilante fazer a verificação da regularidade dos presentes no Ocidente. Interpreto e entendo que ao mandar "em pé em ambas as colunas" os VVig∴ permanecem sentados e apenas os presentes nas Colunas se levantam. Tenho visto todos se levantarem inclusive os VVig∴. Qual o procedimento correto? Agradeço sua atenção e desejo-lhe muita paz e sucesso na sua vida e em suas atividades.

CONSIDERAÇÕES:

Em se tratando do ritual em vigência, o explicativo da sua página 45, claramente menciona que “todos se levantam...”. Se todos se levantam no Ocidente, os Vigilantes também assim o fazem, pois eles são partes desse todo. Assim, o correto é que na verificação feita pelo Primeiro Vigilante, todos se levantem, inclusive ele e o Segundo Vigilante.

Reforça essa afirmativa a resposta do Primeiro Vigilante ao responder a indagação do Venerável Mestre sobre o segundo dever de um Vigilante em Loja. Ele então assim responde: “verificar se todos os presentes nas Colunas são Maçons. Nesse sentido o pronome indefinido “todos” abrange a totalidade dos presentes nas Colunas, daí “todos” ficam em pé no Ocidente.

Nas orientações que já se encontram a disposição no GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/ há explicações e justificativas para essa questão, lembrando que as mesmas são “oficiais” por estarem no site do GOB.

Concluindo, cabe alertar o seguinte: os Vigilantes pertencem, respectivamente, às Colunas do Norte e do Sul. Separadas pelo eixo longitudinal do Templo, as Colunas do Norte e do Sul, vistas da porta de entrada, compreendem a todo o espaço ocidental, a esquerda e a direita, respectivamente, que vai da parede ocidental até a divisa com o Oriente. À saber, os Vigilantes se colocam, cada qual, numa dessas Colunas. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário