Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 1 de julho de 2019

INGRESSO NO TEMPLO

INGRESSO NO TEMPLO
(republicação)

Em 01.11.2014 o Respeitável Irmão Júlio Cesar Monteiro, Loja Acácia do Oeste, GOSP – GOB, REAA, Oriente de Dracena, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento: 
estilo.livre@uol.com.br 

Ingresso No Templo 

Meu nome é Julio Cesar Monteiro, da Loja Acácia do Oeste, do Oriente de Dracena/SP, onde o Irmão com sua sabedoria e conhecimento maçônico nos abriu uma grande questão em relação aos ensinamentos da grande ordem. Desculpe estar lhe incomodando, mas preciso de um esclarecimento do Irmão, visto que estamos tentando padronizar a ritualística de nossa Oficina, visto que muitos Irmãos por não lerem o ritual ou por exemplos de achismos de outros Irmãos mais antigos continuam a cometer erros gritantes em relação ao nosso ritual. Estou com uma dúvida, pois participei de duas instruções de ritualística do REAA com Grandes Secretários do GOSP e ficou uma dúvida que acredito que o Irmão possa espairecer. Quando da entrada em Loja, organizada a entrada em fila dupla (colunas da esquerda que irão para o norte e da direita para o sul), o correto é fazer a circulação pelo Painel do Grau e depois seguir cada qual para sua coluna/cargo respectivos, ou não tem a necessidade ou a exigência de contornar o painel?

Considerações: 

Como o Venerável ainda não chegou ao Altar, portanto não solicitou aos Irmãos que o ajudem a abrir a Loja (Irmãos, - ajudai-me abrir a Loja), não existe nessa oportunidade nenhuma circulação, daí o Ritual exarar que dado o ingresso por orientação do Mestre de Cerimônias, cada qual, obedecendo à ordem de entrada na forma de costume, ocupa o seu lugar em Loja. Por último entra o Venerável que é conduzido pelo Mestre de Cerimônias. A precedência de ingresso segue o que preceitua o Ritual.

Nesse momento não existe circulação – obedecendo à respectiva fila e a prioridade de ingresso, os que ocupam o Norte entram pela esquerda, os que ocupam o Sul pela direita e os do Oriente vão para lá diretamente. 

A prática de circulação no Ocidente somente passa a existir a partir do momento em que a Loja entrar em procedimento de abertura (ajudai-me abrir a Loja – diz o Venerável). 

É oportuno salientar que no encerramento, após ter sido a Loja declarada fechada e autorizada à retirada de todos, também não existe circulação. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.633 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 19 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário