Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 25 de julho de 2019

MAÇONS IRREGULARES EM SESSÕES ORDINÁRIAS

Em 26/03/2019 o Respeitável Irmão Acir Pereira, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

MAÇONS IRREGULARES NA LOJA

Sempre questionei a presença de maçons irregulares participando de sessões de mesa (Jantar Ritualístico). Penso que, somente deva participar maçons regulares, haja vista que mesmo sendo uma sessão festiva, também é sessão prevista em nossos regulamentos e leis, como uma sessão regular, não cabendo à justificativa de homenagear Irmão adormecido ou irregular por outros motivos.

Assim, salvo melhor juízo, acredito que se uma Loja quer homenagear Irmão que está em situação irregular, que o faça em sessão pública ou outro evento social profano.
Agradecido envio meu TFA. 

CONSIDERAÇÕES:

Consta no Regulamento Geral da Federação, Artigo 108, § 1º: São sessões ordinárias as de... VIII - Banquete Ritualístico. Cabe mencionar que sessões ordinárias são privativas de maçons, por óbvio, de maçons regulares, já que uma Loja de Mesa, equivocadamente tratada por “Banquete Ritualístico” é uma Loja, e como tal possui um Ritual em vigência e assim ela deve ser aberta regularmente (trabalhos cobertos).

Desafortunadamente ainda existem alguns administradores de Loja que parecem desconhecer a legislação maçônica, assim como as nossas tradições, usos e costumes, “achando” que tudo podem.

Homenagear Irmão irregular e ainda abrindo uma Loja com a presença de Irmão(s) irregular(es), não tem mesmo cabimento. As vezes fico me perguntando o que fazem os representantes do Ministério Público maçônico que são, inclusive, eleitos nas Lojas para promover e proteger a lei. É inadmissível que essas Dignidades fechem os olhos para esses acontecimentos. Não é à toa que tem muito Orador por aí que acha que o seu cargo é para desenvolver oratória (falar bem) – ledo engano.

Ora, num caso desses, se é desejo da Loja “homenagear” Irmão que se encontra irregular, respeitando a soberania da Loja, que então o faça de outra maneira, mas não numa sessão ordinária que, por extensão, só ingressam maçons regulares.

A propósito, essa mania de tratar irmão que não mais participa da Maçonaria como “adormecido”, entenda-se que o adormecido nada mais é do que um Irmão irregular, já que mesmo com quite-placet, mas vencido (180 dias), ele só pode frequentar Loja se for “regularizado”. Quem será “regularizado” é porque está em situação “irregular”. Reitero, estou falando de Irmãos comprovadamente irregulares.

Utilizando-se do bom senso, obviamente que cada caso deve ser tratado com a atenção que ele merece (o porquê da irregularidade), entretanto, mesmo que até seja justificável a irregularidade, admitir por qualquer motivo um Irmão irregular numa sessão ordinária, é “irregular”. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário