Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 23 de julho de 2019

MESTRE DE CERIMÔNIAS - ABORDAGEM NO ALTAR

Em 23/03/2019 o Respeitável Irmão Evaristo Feuser, Loja Cidade Azul, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:

ABORDAGEM DO MESTRE DE CERIMÔNIAS.

Qual a forma correta do Mestre de Cerimônias entregar ou levar algo ao venerável Mestre. E por quê?

CONSIDERAÇÕES:

Sem haver nada de tão especial, a abordagem ao Venerável é feita pelo lado norte do Altar, ou seja, pelo seu ombro direito, tal qual faz o 1º Diácono para receber a Palavra.

Isso se dá por uma questão de praticidade e objetividade, aliás atitudes salutares e muito importantes na construção simbólica. 

Como matriz principal, a prática se dá porque a entrada no Oriente sempre ocorre pelo lado nordeste, ou de quem vem da Coluna do Norte obedecendo a circulação nas Colunas. Assim, o caminho fica mais curto e sem a necessidade de aumentar o trajeto.

Dada a observação de boa geometria é que as Luzes, de modo geral, são abordadas pelo seu ombro direito, respeitando sempre o mesmo lugar em que iniciaticamente os candidatos pedem passagem – vide as viagens na Iniciação.

Sob o ponto de vista prático, essa atitude estabelece uma padronização de procedimentos – o lado da abordagem. 

Eu diria que é tudo uma questão lógica. Quem vem do Ocidente, segue o caminho mais curto para chegar ao Venerável Mestre. Nesse caso, parece que o caminho mais curto é o de subir os degraus que levam ao sólio pelo lado norte.

Contudo, é oportuno salientar que isso é só uma padronização do lado de abordagem e não propriamente a existência de uma “circulação horária” no Oriente. Reitero: não existe circulação destrocêntrica no quadrante oriental da Loja.

Como dizem que para toda regra há uma exceção, existe uma situação em que o Venerável recebe o candidato pelo seu lado esquerdo. Isso ocorre na prova da taça, que embora seja um produto de enxerto no REAA, acabou se tornando nele consuetudinária. Nesse sentido, essa prova ocorre pelo lado sul do Altar (lado esquerdo do Venerável), isso porque por ali fica mais próxima a saída do Oriente para o candidato, quando da sua tempestiva e abrupta retirada.

Já no que diz respeito à forma correta de como se levar e entregar algo ao Venerável, entendo que a situação vai depender da missão que o Mestre de Cerimônias esteja cumprindo. Entregando algo e esperando, entregando e imediatamente se retirando, etc. Resumindo, parado e com as mãos desocupadas junto ao altar, ele fica à Ordem. Com as mãos ocupadas, fica simplesmente parado. Munido do bastão, fica à rigor. Descrever cada situação, se é o que eu entendi da questão, seria um pouco desgastante e prolixo. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário