Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 2 de julho de 2019

LEITURA DO BALAÚSTRE

O Respeitável Irmão José Reinaldo Pavan, Loja Pedra da Fraternidade, 3.149, REAA, GOB-SC, Oriente de Itapoá, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:

LEITURA DO BALAÚSTRE

Gostaria de saber se o Secretário deve ler os balaústres (em sessão) na íntegra (ipsis litteris) ou pode fazer um resumo, poupando assim os irmãos de uma leitura às vezes longa e cansativa.

Obrigado pela generosidade do esclarecimento sempre judicioso do querido Irmão.

CONSIDERAÇÕES:

Sem dúvida, a leitura deve ser na íntegra, sobretudo pelo seguinte: primeiro, é que abreviar a sua leitura não dá oportunidade para os que a ouvirem se certificarem se o seu conteúdo está registrado de acordo com os acontecimentos que se passaram. Segundo, é que, além do Secretário, assinam a ata o também Venerável Mestre e o Orador. 

Nesse sentido, eles não podem apenas ouvir um resumo da ata, senão exatamente tudo o que nela está contido para depois apor o seu ne varietur. 

Conforme especifica o Ritual, diz o Venerável Mestre: “Ir∴  Secretário, dai-nos conta da Ata dos nossos últimos trabalhos”

Pelo que exara, o Secretário lê a Ata, e não um resumo dela. Do seu conteúdo demanda aprovação, retificação ou emendas.

Entendo que ao tempo de resumir uma leitura que se torna as vezes enfadonha, é o Secretário quem deve se ater aos fatos e redigir uma ata sucinta, inteligível e objetiva - o que não quer dizer resumida - porém apropriada e sem deixar dúvidas. 

T.F.A.
PEDRO JUK - http://pedro-juk.blogspot.com.br
Secretário Geral de Orientação Ritualística – GOB
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário