Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de julho de 2019

PAINEL - PÓRTICO DA CÂMARA DO MEIO

Em 18/03/2019 o Respeitável Irmão Antonio José Silva, Loja Nova Águia das Alterosas, 197, REAA, GLMMG, sem mencionar o nome do Oriente, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte:

PÓRTICO DA CÂMARA DO MEIO

Tive uma dúvida ao estudar o Pórtico da entrada do Santo dos Santos onde vemos duas inscrições sendo uma de cada lado do arco do pórtico. Uma é claramente o tetragrama, mas tive dúvida na interpretação. Também não sei se a interpretação é de forma isolada ou as duas em conjunto. Poderia me ajudar?

CONSIDERAÇÕES:

De fato, eu precisaria saber sobre qual painel o Irmão está se referindo, já que deles, existem vários, geralmente adotados, mas sem nenhum critério ou relação com a doutrina do REAA. 

Painel Francês
Ao longo dos anos, muitos e muitos Painéis foram desenhados, e destes, muitas vezes, alguns dos seus símbolos não fazem qualquer sentido, inclusive quando adotam caracteres hebraicos que nada têm a ver com a alegoria. Destaco que muitas vezes esses caracteres são falsos e nem mesmo existem, senão como produtos de invenção, levando terminados autores à verdadeiros delírios interpretativos.

Outra consideração importante é a de que muitas vezes o painel adotado aleatoriamente, nem mesmo está de acordo com a filosofia e característica da vertente maçônica (teísta ou deísta). No caso do REAA, por exemplo, que é um rito de origem francesa adota genuinamente um de Painel que corresponde aos seus anseios doutrinários, enquanto que o Craft, de vertente anglo-saxônica, adota outro Painel, cujo título é conhecido como Tábua de Delinear. 

Tradicionalmente, eu posso lhe garantir é que o Painel de Mestre do REAA, em que pese a indiscutível influência hebraica que esse rito possui, o seu Painel genuíno não traz nenhum caractere, nem desenho de pórtico com frases nele escrito. Já essas características se coadunam com as Tábuas de Delinear do Craft (origem inglesa).

Infelizmente no Brasil, ainda algumas Obediências adotam um Painel de Mestre no REAA que não é francês, porém é mera cópia da Tábua de Delinear inglesa. Reitero, isso precisa ser levado em consideração, pois doutrinariamente seu conteúdo não condiz com a sua realidade litúrgica.

Painel Inglês
Numa breve descrição, o Painel do Terceiro Grau do REAA, sem nenhuma inscrição hebraica, simula um t∴coberto por um pano negro colocado sobre o Pav∴Mos∴ tendo sobre ele alguns símbolos maçônicos, como o de um r∴ de acác∴ e de seis conjuntos de cr∴com tt∴ ccruz∴, dentre outros. Já a Tábua de Delinear inglesa, possui outros símbolos, como um e∴ trazendo nele desenhado diversos símbolos, dos quais, um pórt∴ sustentado por ccol∴ em cujo arco aparece uma inscrição com caracteres hebraicos, etc. Há ainda outras Tábuas com inscrições e desenhos que podem variar. 

Sobre a inscrição no pórtico em arco - sem saber se é o mesmo Painel que o Irmão está se referindo - alguns tratadistas a mencionam como “Sagrado e Todo Poderoso Deus Altíssimo”. Reitero, não sei se é o mesmo Painel.

Dadas às incertezas, eu prefiro ficar com a citação do Irmão Harry Carr ao escrever uma Peça de Arquitetura para as Atas da Quatuor Coronati Lodge sobre “Aspectos Hebraicos do Ritual” com ênfase na Tábua de Delinear do Terceiro Grau. Nesse interim, Carr, pedindo auxílio ao Dr. Cohen, especialista em antiguidades hebraicas em Birminghan, obteve a seguinte resposta: “As palavras hebraicas da Tábua do Terceiro Grau são comumente reproduzidas de forma errada, corrompida. Em muitos dos detalhes da Tábua, não há implicações maçônicas. Eles entraram como ornamento, a gosto dos velhos desenhistas e não há uniformidade nos mesmos...”

Como bem colocado na resposta obtida por Harry Carr, é um tanto quanto temerário tentar uma tradução ou dar um parecer sobre esses escritos que paulatinamente vem se corrompendo ao gosto dos “velhos desenhistas”.

Como não bastasse as deturpações de símbolos dos conteúdos, há ainda a deturpação na adoção de Painéis que nem sempre são adotados com critério necessário. É o caso, por exemplo, de Painel com conteúdo inglês enxertado num rito que é filho espiritual da França. Note nele, por exemplo, que as ferramentas utilizadas pelos três mm∴ cc∴ não condizem com a Lenda contada na França. Em síntese, antes de interpretar, é melhor verificar se o Painel utilizado é o correto.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário