Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 5 de julho de 2019

COBERTURA E BALAÚSTRE

COBERTURA E BALAÚSTRE
(republicação)

Em 08.11.2014 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, apresenta as questões seguintes: 
marcelogass@uol.com.br 

Cobertura e Balaústre: 

1º A Loja está trabalhando no Grau de Aprendiz, e é transformada para o Grau de Companheiro, para aprovação de um Irmão que será Elevado. É necessário fazer um Balaústre para a Loja de Companheiro que foi transformada todas às vezes? Ou somente quando ocorrer alguma posição contrária à Elevação? A pergunta também serve para transformação ao GRAU 3. 

2º O Irmão visitante, deve cobrir o Templo quando da aprovação, mesmo sendo Companheiro ou Mestre?

CONSIDERAÇÕES: 
1 - Em qualquer situação, se a Loja é transformada para outro Grau, há a elaboração de uma Ata (Balaústre) correspondente ao Grau aberto, indicando-se nela que houve transformação, o motivo, os pronunciamentos e o resultado da votação. É de bom alvitre que essa Ata seja aprovada antes do retorno dos trabalhos para o Grau em que a Loja fora anteriormente aberta no início dos trabalhos. 

2 - Os que terão o Templo coberto são apenas aqueles que porventura não possuam Grau suficiente para permanecer na Loja que será transformada. 

Exegese 

Independentes de visitantes ou não, em Loja de Companheiro permanecem os Companheiros e Mestres. Em Loja de Mestre, obviamente apenas esses. Essa atitude se aplica também nas transformações de Loja para aprovação de aumento de salário. Nesse caso, apenas o bom-senso diz que em havendo visitantes estes, se presentes, deveriam se abster da votação. 

Finalizando, devo salientar mais uma vez que quem cobre o Templo é o Cobridor, portanto os que se retiram, têm o Templo coberto. Assim seria um contrassenso se os retirantes “cobrissem” o Templo. 

Daí um visitante teria o Templo coberto e não ele cobriria o Templo. Infelizmente esses anacronismos ainda se fazem presentes nos nossos rituais. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.640- Florianópolis (SC) – quinta-feira, 26 de março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário