Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de julho de 2019

QUEM FALA POR ÚLTIMO?

QUEM FALA POR ÚLTIMO?
(republicação)

Em 24.11.2014 o Respeitável Irmão José Rinaldo de Melo e Silva, Loja Hermann Blumenau, 1.896, REAA, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão: 
jose.rms@terra.com.br JB 

Quem fala por último? 

Mais uma vez recorro aos seus conhecimentos sobre a seguinte questão: quem fala por último? No final de uma Sessão Maçônica com a presença do Grão-Mestre, este fala após o Orador saudar os visitantes e dá a Loja como “Justa e Perfeita". Na ausência do Grão-Mestre, o Grão-Mestre Adjunto presente, tem as mesmas prerrogativas do Grão-Mestre. Agora, nas ausências de ambos, o representante do Grão-Mestre como deve agir: a) Fala depois do Venerável Mestre e antes do Orador? b) Fala depois do Orador? c) Fala antes do Venerável Mestre? Desde já meus agradecimentos.

CONSIDERAÇÕES:

Entendo que deveríamos parar de “dourar a pílula”. O Ritual é bem claro após as conclusões do Orador como Guarda da Lei: “Estando presente o Grão-Mestre ou o Grão-Mestre Geral, é o momento (...)”. Não há inclusive menção ao Grão-Mestre Adjunto, muito menos de algum representante do Grão-Mestre se for o caso. 

Assim, entendo que legalmente somente fala após as conclusões do Orador a pessoa do Grão-Mestre, já outro seu representante no caso, fala apenas no momento em que a palavra à bem da Ordem estiver colocada no Oriente e imediatamente antes que o Venerável faça uso da mesma para suas considerações finais. 

Penso também que por uma questão de bom senso possa até ser tolerável no caso o uso da palavra por último quando se tratar da presença do Grão-Mestre Adjunto, obviamente sem a presença do Grão-Mestre. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.658- Florianópolis (SC) – terça-feira, 14 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário