Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 13 de julho de 2019

INICIAÇÃO

INICIAÇÃO
(republicação)

Em 25.11.2014 o Respeitável Irmão Lauro Goerll Filho, Loja Filhos do Pelicano, REAA, GOB-PR, Oriente de Cianorte, Estado do Paraná, solicita o que segue: 
laurogoerllfilho@hotmail.com 

Iniciação: 


Estou realizando um trabalho para um tempo de estudos e necessito de material sobre o assunto. O Tema é iniciação maçônica. Gostaria de algum material sobre como eram realizadas as iniciações maçônicas nos primórdios da Maçonaria, enfim um histórico da evolução deste ritual tão importante para o profano que se torna maçom. Assim, agradeço se me enviar algum material, ou até mesmo referencias de onde posso encontrar tal assunto.

CONSIDERAÇÕES: 
O primeiro passo é o de se compreender o que foi a Maçonaria Operativa e as suas origens. Posteriormente envolver esse conhecimento sobre a sua passagem para o período Especulativo e, deste, até a Moderna Maçonaria. 

Documentalmente o período dos Aceitos (Especulativo) se inicia por razões históricas no início do Século XVII na Escócia. Há ainda a transição do Especulativo e a Moderna Maçonaria, esta última tem como marco divisório a fundação da Primeira Grande Loja em Londres no ano de 1.717. Nesse particular é importante se considerar as tradições e os aspectos culturais que resultariam nas escaramuças entre os Antigos e os Modernos até o Ato de União em 1.813 na Inglaterra. 

No estudo das práticas iniciáticas muitos aspectos serão encontrados no período Operativo pelas “Old Charges” e os princípios emanados dos primeiros catecismos. 

Já no período Especulativo e a própria Maçonaria Moderna, há que se considerar a evolução dos Ritos e Rituais, principalmente a partir do século XVIII, não obstante também se verificar nas tradições usos e costumes os princípios teístas e deístas dos costumes maçônicos, principalmente nas duas vertentes principais hauridas da França e da Inglaterra. 

Uma fonte imprescindível de estudo nessa fase são as Obras Espúrias (Revelações) e os fragmentos. Por exemplo, a Maçonaria Dissecada de Samuel Prichard e Ordem dos Francos Maçons Traída do Abade Perau. 

É básico o entendimento de que a Maçonaria Especulativa, e em particular a Moderna Maçonaria, substituem os princípios do Ofício em métodos de aperfeiçoamento humano especulativo – basicamente é o que traduz a pedra tosca do passado operativo na magia da Pedra Bruta comparando-a simbolicamente ao Homem passível de aperfeiçoamento até a Pedra Cúbica – resumo da escalada iniciática no simbolismo da Moderna Maçonaria. 

Um aspecto importante é saber conduzir a pesquisa pela autenticidade levando em consideração de modo acadêmico que a Maçonaria possui apenas e tão somente aproximadamente oitocentos anos de história e nunca a imaginando com a fantasia de antiguidade emanada de ufanos autores que não se comprometem nunca com a verdade. 

Assevero o cuidado com a bibliografia, pois em maçonaria o que não falta é “imaginação” proposta por pseudos conhecedores que simplesmente emitem opiniões pessoais. 

Iniciações operativas eram relacionadas ao Ofício do canteiro já praticada nas Guildas de Construtores Medievais, nas Associações Monásticas, nas Confrarias Leigas e por fim na Fraco-Maçonaria. Daí para frente é o período dos Aceitos. Essa transição é importante para se entender a evolução das confrarias de construtores e seus métodos que mais tarde redundariam nas Lojas Simbólicas, já como construtoras sociais. 

Um bom resumo desses ciclos históricos maçônicos o Irmão encontrará no livro de minha autoria Exegese Simbólica para o Aprendiz Maçônico (Editora A Trolha). Nele encontra-se um bom roteiro bibliográfico para o início dos trabalhos para aquele que se propõe a enveredar para o campo da pesquisa e história autêntica da Sublime Instituição. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.653- Florianópolis (SC) – quinta-feira, 9 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário