Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 27 de julho de 2019

FALAR À VONTADE (DISPENSA DO SINAL)

Em 24/07/2019 o Respeitável Irmão Leocir dos Santos Viscovini, Loja 20 de Agosto, 2.670, REAA, GOB-MS, Oriente de Dourados, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a questão seguinte:

FALAR À VONTADE

Estamos implementando as orientações de acordo com a publicação do GOB, e acompanhamento de seu Blog, com uma certa tranquilidade, porém foi levantado uma dúvida que gostaria que o Eminente Irmão me orientasse.

Dúvida: O irmão pede a palavra. Ela é concedida. O Venerável lhe concede falar sem estar à Ordem. Ele desfaz o Sinal e fala. Ao término de sua fala: Ele simplesmente senta-se, já que o Venerável o dispensou do sinal? Ou volta à Ordem, desfaz o sinal e senta-se?

Peço desculpa por importuná-lo mais uma vez, mas estamos tentando resolver questões, que talvez parecem preciosismo, mas geram questionamentos. Também parabenizo pelas complementações do 1º grau, já publicadas no site do GOB. 

CONSIDERAÇÕES:

Veja, concluindo o uso da palavra ele deve voltar ao Sinal de Ordem, em seguida desfazê-lo na forma de costume e depois sentar-se novamente. 

Isso se dá porque quando ele pediu a palavra, sendo a mesma lhe concedida, ele ficou à Ordem e primeiro se dirigiu protocolarmente à Loja como usualmente se procede (o que não é saudação). Em assim sendo, depois dele ter obtido a dispensa do Sinal, o mesmo o desfaz pelo Sin∴Pen∴ e faz uso da palavra. Ao término da sua alocução, antes de sentar, procede como explicado no primeiro parágrafo dessas considerações.

Nesse caso, dois aspectos são merecedores de comentos:

1º) O Venerável não deve dispensar o Sinal rotineiramente. Isso só deve se dar em casos que são realmente necessários.

2º) Se for o caso de dispensar o Sinal, o Venerável tão-somente deve autorizar depois que o usuário da Palavra tenha, à Ordem, primeiro se dirigido à Loja na forma de costume (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, ...). Somente depois desse protocolo é que, se for conveniente, o Venerável deve dispensar a composição do Sinal. 

Assim, entende-se que a dispensa obtida pelo usuário da palavra somente dura até o término da sua fala. Concluída esta, ele volta a ficar à Ordem e, antes de sentar, obviamente desfaz o Sinal.

Não é regra, mas o usuário da palavra, ao falar, deve manter uma postura respeitosa diante da assembleia. Nesse caso sugere-se que ele coloque ambas as mãos cruzadas sobre o avental, ou cruzadas às costas.

Nunca é demais fizer que o desconforto da composição do Sinal faz com que o usuário da palavra não se exceda no seu pronunciamento. Essa é uma boa estratégia que o Venerável tem para calar determinados “papagaios maçônicos”.

T.F.A.
PEDRO JUK.
jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 24/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário