Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 11 de julho de 2019

REAA - RÉGUA DE 24 POLEGADAS. DO APRENDIZ OU DO COMPANHEIRO?

Em 08.03.2019 o Respeitável Irmão Leandro Campestrini, Loja Luz e Fraternidade, 1.828, REAA, GOB-PR, Oriente de Cascavel, Estado do Paraná, coloca a seguinte questão:

RÉGUA DE 24 POLEGADAS

Através de algumas pesquisas me deparei com seu artigo sobre a Régua de 24 Polegadas, artigo muito bem redigido.

Minha dúvida é sobre quando a Régua de 24 Polegadas foi removida do Ritual do Rito Escocês Antigo e Aceito. Se existe algum artigo sobre quando foi essa mudança nos rituais.

CONSIDERAÇÕES:

Na verdade, esse símbolo nunca foi removido, simplesmente porque a Régua, não é instrumento de trabalho do Aprendiz no REAA. Portanto, não SE tem como retirar aquilo que não existe.

Você pode conferir isso na própria alegoria clássica do Aprendiz e do Companheiro no escocesismo simbólico. Observe que nela o Aprendiz traz apenas o Maço e o Cinzel, enquanto que o Companheiro é que traz a Régua de 24 Polegadas.

Isso pode ser constatado também no Painel do Grau, onde a Régua só aparece no Painel do Companheiro. Obviamente eu estou mencionando Painéis e Alegorias verdadeiras e não aquelas deturpadas.

Perscrutando ainda mais a fundo, observe os Painéis franceses do Rito, sobretudo os do começo do século XX, já que os mais antigos traziam, às vezes, um Painel só para os dois Graus.

Já expliquei bastante sobre esse engano. Aqui no Brasil, infelizmente existem ainda rituais anacrônicos que insistem em copiar práticas e costumes de outros Ritos. Por exemplo, no Craft (inglês), a Aprendiz tem como ferramentas o Malho, o Cinzel e a Régua, entretanto, não no REAA que, diga-se de passagem, é rito de origem francesa e nele a Régua pertence ao Segundo Grau.

Desafortunadamente, na busca de “reconhecimentos” e “agrados” muitos rituais por aqui se contaminaram com simbologia que não lhes pertence. O problema é que muitas vezes, os “fazedores de ritual” que geralmente pouco entendem de Maçonaria, mas “acham” tudo bonito, se encarregaram de espalhar a erva daninha.

Se faz mister compreender que na estrutura da Maçonaria, seus Ritos e Rituais são oriundos das suas vertentes de nascimento e, não raras vezes, a sua doutrina traz particularidades culturais próprias que não podem interferir nas características doutrinárias de outros. Não existe um ritual único para a Maçonaria Universal. O que existe são ritos maçônicos que, em que pese possuírem muitos símbolos e alegorias comuns entre si, outros, contudo, trazem consigo distinções inerentes à sua cultura.

Concluindo então, no REAA, rito de origem francesa, a Régua de 24 Polegadas é Instrumento do Companheiro. Se há rituais desse Rito que mencionem a Régua no 1º Grau, tenha certeza, eles estão irremediavelmente errados.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário