Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 9 de julho de 2019

SINAL E BATERIA DE TRISTEZA E DE ESPERANÇA - INVENCIONICES MAÇÔNICAS

Em 27.02.2019 o Poderoso Irmão Ronei Antonio Ferrari, Grande Secretário de Ritualística do REAA do Grande Oriente Paulista (COMAB), Estado de São Paulo, Capital, apresenta a seguinte questão.

SINAL E BATERIA DE TRISTEZA E ESPERANÇA?

Recentemente um irmão me questionou sobre: "sinal de ordem de tristeza, bateria de tristeza e bateria de esperança". Com tudo que já li sobre Maçonaria dos escritores puristas como: José Castellani, Theobaldo Varolli Filho, Chico Trolha, Hercule Spoladore, Pedro Juk, etc., confesso que nunca ouvi falar, ou não me lembro de ter lido nada sobre os 3 títulos acima. Seria mais uma invenção da maçonaria latina como você sempre intitula as mirabolantes "invenções" dos nossos irmãos? Por favor, se possível, me responda via e-mail, mesmo que seja algo como: é mais uma invenção dos irmãos, pois preciso posicionar nosso irmão autor da pergunta. Há uns dois anos o irmão Hercule Spoladore lhe enviou um e-mail sobre mim. 

Grato mais uma vez e, desculpe por incomodá-lo, sei que você, por força do cargo que exerce atualmente no GOB e, por conta das consultas que recebe diariamente, tem sua disponibilidade tempo encurtada.

CONSIDERAÇÕES:

E assim vive a humanidade maçônica. Sinal de Ordem de tristeza, bateria de tristeza e de esperança! Parafraseando Eça de Queirós, “é mesmo d’escrachar”. Francamente, tem sido muito difícil se saber até aonde vai a imaginação dos “pardais” maçônicos.

Posso lhe garantir que essa mais uma das besteiras criadas por certos “entendidos” da nossa Ordem. Francamente isso não existe. Como diz o causo, se só existe no Brasil e não é jabuticaba, ou é besteira ou é privilégio de alguns.

Ligado à tristeza e a consternação, a única coisa que pode existir, mas não como “bateria de tristeza”, é a Bat∴Fun∴, adotada por alguns ritos nas suas sessões de PPomp∴ FFun∴ ou Loja de Fun∴.

No mais meu Irmão, o resto é obra da imaginação e não deve ser levado em consideração quando perquirimos a autêntica Maçonaria. Que me perdoem se existem ritos que exploram essas aleivosias ritualísticas.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário