Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de julho de 2019

LOJA DE ESTUDOS

LOJA DE ESTUDOS
(republicação)

Em 28.11.2014 o Respeitável Irmão Paulo Fagundes de Lima, Loja Basiléia, 4.109, sem declinar o nome do Rito, GOSP–GOB, Oriente e Estado de São Paulo, solicita as informações seguintes: 
paulo.lima@sgcib.com 

Loja de Estudos: 

Leio com frequência seus comentários na revista A Trolha e no informativo JB News, e saiba que venho aprendendo muito com os esclarecimentos que passa aos Irmãos. Gostaria se possível que o Irmão esclarecesse algumas dúvidas sobre “Loja de Estudos”: existe regulamentação ou regimento específico para este tipo de Loja? Ela tem que necessariamente ter definido um Rito específico? Em caso positivo, ela deve ter e seguir sua ritualística? Há ritualística específica? Existe algum tipo de condição ou restrição a ser observada quando da sua criação e condução?

CONSIDERAÇÕES:

De acordo com a Constituição do GOB em seus Artigos 14º até o 18º e o Regulamento Geral da Federação em seus Artigos 84º até o 97º e Artigos 102º até o 107º que tratam da fundação, direitos, deveres, etc. das Lojas não existe qualquer menção específica para a fundação ou procedimentos para uma “Loja de Estudos”, senão no que se refere o Artigo 108º do RGF das Sessões e da Ordem dos Trabalhos relacionado parágrafo 1º e Inciso II como “Sessões de Instrução”, porém não como uma Loja fundada e constituída como de instrução ou estudo.

Entendo que uma Loja Simbólica deve ser assim fundada conforme preceitua o Regulamento e obrigatoriamente adotando um Rito praticado no GOB podendo constituir como objetivo principal inserido no seu Regimento Interno a prática do estudo e da pesquisa, porém não como uma Loja diferenciada das outras nesse sentido, salvo aqueles distingues oriundos das particularidades do seu Rito adotado.

Assim, a Loja pode até ser fundada com um título referendado a uma Loja de Estudo e Pesquisas, porém o seu andamento litúrgico deverá obedecer rigorosamente ao ritual em vigência do Rito seguido.

Sugestivamente, um bom formato de trabalho para uma Loja que objetiva dar ênfase ao estudo e a pesquisa seria o Trabalho de Emulação, já que na prática desse costume inglês a Loja é colocada em descanso para o exercício das lições e estudos, assim como originalmente na Inglaterra, desde 1.823 o Emulation Working conta com a Improvement Lodge (melhoramento, progresso, aperfeiçoamento) que trata dos estudos e demonstrações desses trabalhos.

Esclarecendo, o Trabalho de Emulação é aquele Ritual que no GOB ainda insistentemente é tratado equivocadamente como Rito de York.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.656- Florianópolis (SC) – domingo, 12 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário