Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 12 de julho de 2019

PEDIR A PALAVRA

PEDIR A PALAVRA
(republicação)

Em 21.11.2014 o Respeitável Irmão Miguel Narkievicius Lima de Paula, Loja Harmonia, 1.625, REAA, GOB-MG, Oriente de João Monlevade, Estado de Minas Gerais, solicita complemento de esclarecimento: 
miguelfisioterapeuta@gmail.com

Como pedir a palavra: 

Caríssimo Irmão Pedro Juk, no e-mail anterior você me sanou parte de uma duvida sobre como pedir a palavra em Loja. Porem me surgiu outras duvidas sobre o mesmo tema, a que lhe venho recorrer de novo. Você me respondeu anteriormente que ao se pedir a palavra, deve-se bater com a palma da mão direita sobre o dorso da mão esquerda, e em seguida estender novamente a mão direita (ate aí eu entendi) e que não existe nenhuma explicação ritualística sobre isso, apenas que esse é o modo correto de se realizar. Porém, existe alguma bibliografia, cartilha que fala sobre isso. Também, vejo Irmão bater sobre a mão e ficar em pé e à Ordem esperando que lhe seja concedido a palavra. Então, ritualisticamente falando, qual a forma correta de se realizar, bate no dorso da mão e mantem a mão direita estendida ate que lhe seja concedida a palavra ou bato no dorso da mão e já fico de pé e à Ordem esperando?

CONSIDERAÇÕES:

Parafraseando meu grande Irmão João Guilherme, infelizmente no Brasil vivemos em Maçonaria ainda na matriz cultural francesa com seus carimbos, sua burocracia, seu floreio peripatético na linguagem, seu vício do “vale o que está escrito”. 

Obviamente que a questão é apenas racional, lógica e prática. A mesma mão que bate é a que fica estendida para identificar aquele que pediu a Palavra na forma de costume. Isso é regra consuetudinária e não existe nenhum excesso de preciosismo que possa explicar o óbvio. Quem pede a Palavra permanece “sentado”, até que lhe seja autorizado a fazer uso da mesma. Não existe essa de ficar à Ordem antes de ser permitido a falar. Isso é mera invenção. Daí a razão de, sentado, primeiro se bater com a mão direita no dorso da mão esquerda e estender o respectivo braço à frente. Não se deve ficar diretamente à Ordem para chamar atenção. 

É regra, o Obreiro só levanta após ter sido autorizado a falar e não antes. 

O ato de pedir permissão se começa sempre pela mão direita em razão de ser prática universal primeiro pelo “destro”, e nada mais. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.652- Florianópolis (SC) – terça-feira, 7 de abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário