Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 10 de julho de 2019

GIRO NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA

GIRO NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA
(republicação)

Em 20.11.2014 o Respeitável Irmão André Ricardo F. Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE, COMAB, Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco, solicita o seguinte esclarecimento: 
andrericardoroque@hotmail.com 

Giro na transmissão da Palavra 

Gostaria de tirar a seguinte dúvida. Quando ocorre no inicio dos trabalhos a transmissão da palavra do 2º Diácono para o 1º Vigilante, quando este termina de transmitir ele é obrigado a sair e passar por traz do 1º Vigilante ou ele pode apenas de onde esta voltar e ir transmitir a palavra que recebeu ao 2º Vigilante.

CONSIDERAÇÕES: 
Quem transmite a Palavra para o Primeiro Vigilante é o Primeiro Diácono que a recebe do Venerável. O Primeiro Diácono então aborda o Primeiro Vigilante diretamente pela sua direita e transmite a Palavra Sagrada na forma de costume. Tanto na abordagem como na retirada o Diácono não pratica nenhum giro (circulação) em torno do lugar do Vigilante (não passa por trás dele). 

Já na transmissão da Palavra através do Segundo Diácono para o Segundo Vigilante, o Diácono sai diretamente do seu lugar sem qualquer giro pelas Colunas do Norte e do Sul (está no mesmo hemisfério) e aborda o Primeiro Vigilante pela sua direita do mesmo modo como o fez o Primeiro Diácono (não faz qualquer circulação em torno do lugar do Vigilante). Recebe a Palavra na forma de costume e se dirige até o lugar do Segundo Vigilante passando entre a retaguarda do Painel (que fica no centro do Ocidente) e o limite com o Oriente, ingressa no Sul e aborda o Segundo Vigilante pela sua direita. Transmitida a Palavra e sem qualquer giro em torno do lugar do Vigilante, o Segundo Diácono retorna ao seu lugar passando entre a frente do Painel e a porta de entrada do Templo ingressando no Norte até o destino.

Em síntese: não existe nenhuma circulação em torno dos lugares dos Vigilantes que são compostos cada qual por uma mesa e uma cadeira – o Primeiro sobre um estrado com dois degraus e o Segundo com um degrau. 

É oportuno salientar que os Vigilantes não ocupam altares, porém mesas. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.649- Florianópolis (SC) – sábado, 4 de abril de 2015

Um comentário:

  1. É necessário o segundo diácono fazer o giro na coluna para receber a palavra do primeiro vigilante? ou ele simplesmente se vira à mesa?

    ResponderExcluir