Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 17 de julho de 2019

RODA DENTADA

RODA DENTADA 
(republicação)

Em 24.11.2014 o Respeitável Irmão Ernandi João Cipriani, Loja Hermann Blumenau, 1.896, REAA, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, solicita o seguinte esclarecimento: 
ernandi@ejcquimica.com.br 

Roda Dentada No Segundo Grau 

Sou um divulgador do JB News, do nosso Irmão Jerônimo, onde para nossa satisfação encontramos ao longo da semana, seu bloco de perguntas sobre a ritualística e assuntos maçônicos. O motivo para esta consulta que lhe faço diz respeito com um questionamento que me foi feito e não pude responder de pronto.

É o seguinte: 

No passado (?) quando os trabalhos eram executados no Grau de Companheiro (Grau 2), cobria-se o DELTA, com uma “roda dentada”(?), segundo o questionador, ocorre que consultando rituais mais antigos, até 1980, nada encontrei e no ritual do Grau atual nada é mencionado, até porque no meu entendimento o indicativo de se estar trabalhando neste Grau é o “painel”, além de ter-se a estrela flamejante, rutilante ou flamígera, no ocidente sobre a mesa do 2º Vigilante. Pergunto-lhe: O Irmão tem algum parecer sobre a existência ou não de se utilizar esta “roda dentada” e no caso positivo quais as suas dimensões? Sua resposta muito nos auxiliará.

CONSIDERAÇÕES:

Para começo de assunto “roda dentada” até onde eu sei tem sido um distintivo do Rotary Club Internacional, nunca da Maçonaria como é aqui o caso. 

Se existiu algum ritual “monstrinho” que tenha previsto essa aberração de “cobrir o Delta”, note bem “cobrir o Delta”, nunca foi do meu conhecimento, senão talvez desse “questionador” mencionado. 

Ora, o Delta sempre foi um símbolo que representa a Divindade nas Lojas da Moderna Maçonaria, agora se imagine esse importante símbolo ser coberto por uma roda dentada!!! 

Não vou nem entrar no mérito da utilização da tal roda dentada, até porque além de ser um provável objeto das imaginações inventivas, nem mesmo a dita está prevista no ritual em vigência. 

Por fim, a Estrela Flamejante com a letra G no centro – importante símbolo para o estudo do Companheiro – nunca teve nada a ver com roda dentada alguma. Alguns rituais escoceses anacrônicos do passado andaram cometendo o equívoco de colocar sim a Estrela dentro e no centro do Delta. Felizmente esse erro já foi de há muito extirpado do simbolismo do REAA.´.  e não vale a pena reviver essa carcaça de dinossauro. 

Agora... Roda dentada no Grau de Companheiro do REAA.´.... Sem comentários. 

Meu Irmão, eu espero que entendas que a minha irreverência é para com o “questionador” mencionado na questão, nunca com a vossa respeitável pessoa como consulente que indubitavelmente merece todo o meu respeito. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.660 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 16 de abril de 201

Nenhum comentário:

Postar um comentário