Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de julho de 2019

ORNAMENTOS DA LOJA DE COMPANHEIRO

ORNAMENTOS DA LOJA DE COMPANHEIRO

- Que significa a P∴S∴ de C∴? 

- ESTABILIDADE, FIRMEZA. É o nome de uma das CCol∴ de bronze, erguidas à entrada do Templo de Salomão, onde os CC∴ recebiam seus salários. 

- Por que o sol∴ desta P∴ difere do da P∴ de A∴? 

- Porque os principiantes são incapazes de descobrir, por SI MESMO, os primeiros elementos da ciência iniciática e, assim, têm necessidade de serem guiados, que se lhes dê a primeira para que possam, por seus próprios esforços, encontrarem a segunda; desde que a encontrem, poderão receber a terceira e assim por diante. Os CC.'. não são mais ignorantes. Já fizeram provas de iniciativa intelectual; assim, pode-se pedir que dêem, antes de receberem. 

- Que relações existem entre as CCol∴ e o salário que recebem AA∴ e CC∴?

- Erguidas de cada lado da entrada do Templo de Salomão, correspondem aos obeliscos egípcios. Eram, como estes, cobertas de hieróglifos ou ideogramas, cujo sentido os iniciados deviam aprender a decifrar. É, portanto, sua instrução iniciática e não um salário que os AA∴ e os CC∴ vão receber junto às CCol∴ 

- De que eram compostas as CCol∴? 

- Eram de bronze, para indicar que os princípios da iniciação são imutáveis e que se transmitem de uma a outra civilização. 

- Quais eram as dimensões das CCol∴ de Bronze? 

- De dezoito côvados de altura, sem contar o capitel, que media cinco. Além disso, havia um rendilhado de doze côvados, cercando cada Col∴. Os capitéis terminavam em calota esférica, cercada de dupla fila de romãs. Estas proporções dão às CCol∴ aspecto fálico e as aproximam dos numerosos monumentos fenícios, consagrados ao Poder Gerador masculino. 

- Qual a espessura das CColl∴, segundo as tradições Maçônicas? 

- Quatro côvados, porque se as supõe ocas para guardarem os tesouros e as ferramentas dos AA∴ e CC∴. 

- Que representa o tesouro oculto nas CCol∴? 

- A Filosofia Iniciática, cujo conhecimento está reservado aos que não param na superfície e sabem aprofundar-se nos estudos. 

- Por que a marcha de C∴ comporta passos laterais? 

- Para indicar que o C∴ não está obrigado a seguir invariavelmente a mesma direção. Para que possa colher o Conhecimento por toda parte, é-lhe permitido afastar-se do caminho normalmente traçado. A exploração do mistério não deve, porém, desorientá-lo e, por isso, todo afastamento da imaginação deve ser seguido de uma pronta volta à retidão do raciocínio. 

- Quais são os ornamentos de uma Loj∴ de C∴? 

- O Pavimento de Mosaico, a Estrela Flamejante e a Orla dentada. 

- Para que servem? 

- O Pavimento de Mosaico é o soalho do grande pórtico; a Estrela Flamejante brilha, ao centro da Loj∴, para iluminá-la e a Orla Dentada limita e decora as extremidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário