Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 30 de julho de 2019

DECORAÇÃO DO TEMPLO. ENTRE RITOS, DIFERENÇA DE ABÓBADAS

Em 03/04/2019 o Respeitável Irmão Edinei Francisco da Silva, Loja Araponga 4.318, REAA, GOB-PR, Oriente de Arapongas, Estado do Paraná, solicita esclarecimentos para o que segue:

DIFERENÇA ENTRE ABÓBADAS NO TEMPLO

Gostaria de saber de você se a abóboda celeste do Rito Brasileiro é diferente do REAA. Gostaria de apresentar um trabalho sobre esse tema.

CONSIDERAÇÕES:

A distribuição dos astros e estrelas de ambos é muito próxima, até porque o Rito Brasileiro indisfarçavelmente foi decalcado do Rito Escocês Antigo e Aceito.

O costume de se decorar os tetos representando-os pela abóbada celeste remonta ao antigo Egito e seria, mais tarde copiado por alguns ritos maçônicos. 

Em se tratando da decoração do REAA, rito esse nascido na França, portanto no hemisfério Norte da Terra, a mesma tem sua disposição astronômica e estelar observada a partir da meia-esfera boreal do nosso Planeta. 

Alguns autores, inclusive preconizam ser uma visão correspondente ao período solsticial de verão no setentrião, o que não pode ser definitivamente afirmado, pois a distribuição dos astros e estrelas na abóbada de um Templo maçônico geralmente não guardam proporções e nem precisão astronômica na sua composição. 

Sua decoração é mais estilizada e representativa do que uma demonstração precisa do mapa celeste.

Em se tratando do Rito Brasileiro, é preciso se levar em consideração que o seu nascimento se deu no hemisfério Sul, assim, diferente do REAA, seu ponto de observação é da meia esfera austral – pelo menos deveria ser - mas parece que isso não acontece, pois a distribuição dos astros e estrelas é próxima a do Rito Escocês, ressalvando-se que no Rito Brasileiro é comum também aparecer na abóbada a constelação do Cruzeiro do Sul, agrupamento de estrelas que só é visto no hemisfério Sul. 

A diferença mais substancial de um Rito que tem sua origem no hemisfério Sul é que nele os Aprendizes sentam no topo do Sul e os Companheiros no topo do Norte. Isso sem dúvida tem relação com a distribuição dos astros e estrelas na abóbada já que os equinócios e solstícios ocorrem de modo oposto conforme o hemisfério. 

Concluindo, você encontrará no Blog do Pedro Juk em Peças de Arquitetura um trabalho intitulado “A Abóbada do Templo – REAA. Veja em http://pedro-juk.blogspot.com.br

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 28/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário