Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 15 de março de 2017

AMIGO MAÇOM

AMIGO MAÇOM
Sérgio Quirino Guimarães 

O tratamento usual entre os Maçons se manifesta, proveniente, mais pelo tríplice princípio de nossa Instituição (Liberdade – Igualdade – FRATERnidade), do que propriamente o sentimento que deve envolver seus Obreiros. 

Frater é Irmão, assim como fraternidade é irmandade. Estas são as tratativas que, de forma errônea, acreditamos serem o titulo mais expressivo da relação entre Maçons. 

O titulo de Irmão é, de certa forma, impositivo tanto no mundo profano, quanto em nosso meio. Se em nossa certidão de nascimento houver a coincidência de pai ou mãe, teremos a condição de “Irmão de Sangue”. Da mesma forma, quando um profano é admitido em uma Loja Maçônica, temos o “Irmão por Reconhecimento” (MICTMR). 

As puras relações de irmandade só se consolidam pelo sentimento de amizade. A própria palavra “amigo” (amicus) provavelmente, derivou de amore (amar).


AMIZADE É UMA DISPOSIÇÃO DA ALMA PARA A PRÁTICA DO BEM. É A VIRTUDE DE AMAR.

A nobre e necessária virtude da amizade consiste mais em amar do que ser amado. A reciprocidade acontece quando os propósitos são alcançados, por e para ambos.

Somente pela convivência compreendemos e desenvolvemos o sentimento de transformar o profano em Irmão. Com isso, consubstanciamos o Irmão/Amigo e Amigo/Irmão.

No Livro da Lei há a “Regra Áurea” descrita pelo Rei Salomão, em Provérbios, Capítulo 17, Versículo 17:
“O amigo dedica sincero amor em todos os momentos e é um irmão querido na hora da adversidade".
Aristóteles, que viveu há 300 anos antes de Cristo ensinou: “Com efeito, ninguém escolheria viver sem amigos, ainda que dispusesse de todos os outros bens, e até mesmo pensamos que os ricos, os que ocupam altos cargos, e os que detêm o poder são os que mais precisam de amigos; de fato, de que serviria tanta prosperidade sem a oportunidade de fazer o bem, se este se manifesta sobretudo e em sua mais louvável forma em relação aos amigos?”

Então? Seu papel junto aos companheiros de jornada tem sido apenas de Irmão ou Amigo?

Este artigo foi inspirado no livro “CAVALEIRO ROSA-CRUZ, volume 2 – Grau 18º.” cujo autor é o Irmão Denizart Silveira de Oliveira Filho, que na 173, instrui:

“Ser Irmão não é uma qualidade estatutária, mas a união de vontade e sentimentos. Jesus ensinou o significado de fraternidade: “um só corpo, um só sangue” (Rm12:5). Fraternidade implica em que a Boa Vontade exceda a própria iniciativa; deve surgir oportunidade para agradar ao Irmão e, assim, obter dele, carinho, afeição e amor”

Neste décimo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudo das Lojas.

Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônica.

Fonte: JB News – Informativo nr. 2.109

Nenhum comentário:

Postar um comentário