Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 31 de março de 2017

ESTA LOJA RECOMENDA

ESTA LOJA RECOMENDA
(Desconheço o autor)

Primeira Obrigação
No decorrer dos trabalhos ritualísticos, cada qual deve cuidar de manter a decência na indumentária e em suas atitudes.

Segunda Obrigação
A exatidão é o mínimo dos seus deveres. A chegada em atraso do irmão impede de começar os trabalhos na hora prevista. De outro lado, a chegada no decorrer da sessão perturba a serenidade dos trabalhos em Loja. A Chegada com 20 minutos de antecedência à abertura dos trabalhos, serve não somente para estreitar os laços fraternais que unem os irmãos da oficina, mas contribui para conhecer os irmãos visitantes.

Terceira Obrigação
Os encontros fraternais, fora do templo deveriam ser multiplicados, a fim de estreitar os laços que nos unem, fazendo com que os irmãos se conheçam melhor entre si.

Quarta Obrigação
Os irmãos parecem perder de vista as obrigações assumidas, quando de sua iniciação, de assistir regularmente aos trabalhos. Em caso de ausência os irmãos são obrigados a justificá-la.

Quinta Obrigação
O conhecimento da Maçonaria implica a leitura de literatura maçônica. Os irmãos deveriam utilizar a biblioteca ou consultar um catálogo de obras maçônicas que podem adquirir.

Sexta Obrigação
O pagamento regular das cotizações é importante para a boa gestão de uma oficina. Aquele que se sentir apertado para ajustar suas cotizações deve abrir-se com o Venerável sobre o assunto, pedindo-lhe um prazo ou uma remissão parcial ou mesmo total.

Sétima Obrigação
Os irmãos deveriam tomar parte nos trabalhos de outras oficinas. Isto serve à comunidade maçônica e ao maçom em particular, estreitando os laços que nos unem.

Oitava Obrigação
Multiplicar as relações particulares entre os irmãos, afim de melhor conhecê-los e fazer-se conhecer por eles. O amor fraterno do próximo não pode tornar-se efetivo se não nos conhecermos bem. Freqüentar apenas os mesmos irmãos conduz a formação de clãs prejudiciais à Ordem.

Nona Obrigação
O comportamento dos irmãos na vida profana é muito importante para a reputação da Maçonaria e sua irradiação. É necessário ter sempre no espírito estas palavras do Ir.'. F. Lessing: “Deve-se reconhecer o maçom pelos seus atos”. Atenção, tolerância (sem covardia), generosidade são condições a preencher para realizar o amor fraterno dos humanos. Não há melhor propaganda para a Ordem senão as relações cordiais e o exemplo dado pelos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário