Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 1 de abril de 2017

RECADO AOS APRENDIZES

RECADO AOS APRENDIZES
(Desconheço o autor)

Meus IIr.'. 
As palavras têm magia e poder. Elas manifestam todas as expressões dos sentimentos humanos: julgam, sentenciam, acusam, perdoam, justificam, ensinam, edificam, mas também podem destruir!

Cada um as utiliza para a comunicação e entendimento ou para a discórdia e a separação.

Passivas ou submissas, agressivas ou contestadoras elas atendem os impulsos dos sentidos, os quais podem revelar-se superiores e inferiores.

Superiores quando o egoísmo, o orgulho, a ambição o preconceito e a vaidade não estão presentes no seu conteúdo. Inferiores quando esses inimigos da fraternidade prevalecem e se impõem numa disputa inglória que leva invariavelmente ao desastre, como acontece geralmente no mundo profano.

Faladas ou escritas as palavras dão a medida dos caracteres de quem as anuncia, assim como registram fatos, corretamente ou não. Por tudo isso, ressaltar a importância das palavras é estabelecer a responsabilidade de seu uso, fazendo com que a vigilância a exercer sobre os pronunciamentos pessoais sejam constante e se torne uma segunda natureza, a fim de evitarem-se mal entendidos e desconfortáveis distorções.

No ambiente Iniciático para o qual convergem os chamados e depois escolhidos, a palavra é, sobretudo, um instrumento de trabalho tanto mais digno quanto seja os impulsos fraternos e as intenções cordiais dos Irmãos que se manifestam.

Alias, não se justifica qualquer outro sentido para a palavra em nosso meio. Aqui ela sempre arrimo, esclarecimento, colaboração. Aqui ela não demonstra jamais críticas ostensivas ou veladas. Aqui ela não insinua nem alardeia a posse da sabedoria ou da cultura profana nas decisões onde a verdade deva ser esclarecida. Aqui a palavra não foge do controle da razão e por isso não diminui, não humilha, não ofende e assim deve ser considerada por quem se encontra ainda no estágio de mais ouvir do que falar sem seu aprendizado.

Para o Iniciado, a palavra foi dada ao homem  para revelar seu pensamento e não para esconde-lo como no mundo profano e no ambiente político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário