Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 3 de abril de 2017

POSTURA E AÇÃO

POSTURA E AÇÃO

A Maçonaria tem por objetivo a formação de líderes. Para tanto, sua busca se dá entre os homens de bens, que são livres e de bons costumes, e que aprendem, ou melhor, desenvolvem as qualidades positivas, enquanto lutam para subjugar as negativas.

Em nossa luta, buscamos sempre nos aperfeiçoar, cavando masmorras para sepultarmos nossos vícios, e erguendo templos para glorificarmos as Virtudes.

Todavia, em nosso dia a dia, onde inúmeras preocupações nos cercam, quer do trabalho, dos amigos, de casa (esposa e filhos, contas a pagar, lazer, etc.), da saúde (sempre surgindo novas doenças,...), ou seja, nos afundamos em situações do mundo profano, e dificilmente conseguimos nos desvencilhar delas, para tomarmos atitudes que possam ser reconhecidas como verdadeiramente maçônicas.

É certo que, o Maçom, por natureza já adota determinadas posturas que correspondem com o que a Ordem espera dele, contudo é uma atitude institiva, impensada, sem maiores reflexões sobre a questão.

O ponto chave desta exposição, é o fato de que, envolvidos que estamos, com o nosso cotidiano, não temos tirado tempo para pensar e refletir sobre aonde a Maçonaria pode nos levar, ou aonde queremos chegar.

Todo discurso acaba sendo demagogo, ao ponto em que escutamos e simplesmente o repetimos, sem questionamentos maiores, quando muito, meros pontos de vistas sem maior aprofundamento sobre o tema.

Nossos estudos, por melhores que sejam, não passam de cópias de estudos já feitos, ou textos com enxertos de livros e ou revistas na íntegra.

Será que, neste contexto, estamos agindo como líderes ou liderados? Somos formadores de opinião? Ou somos mera massa de manobras? Será que estamos cumprindo nossa missão? Será que seremos reconhecidos como maçons pelos irmãos do oriente eterno? Será que teremos nova chance neste plano, para repararmos nossos atos falhos? ou será que já estamos usufruindo desta nova chance?

São questionamentos que no meu ponto de vista se fazem necessários. E mais importante que questionarmos, seria refletirmos sobre o assunto e tirarmos conclusões próprias, e a partir daí agirmos de acordo com nossas convicções, o mais justo e perfeito possível.

Kleber Zinimar Geraldine Coutinho
M.'. M.'.  Membro da A.'.R.'.L.'.S.'. Luz e Liberdade da Amazônia
Oriente de Alta Floresta - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário