Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 30 de abril de 2017

A FELICIDADE

Por Ewald Boller 
M.'. M.'. [1925-2002], Obreiro da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. Apóstolo da Caridade, número 21, jurisdicionada a M.;'. Resp.'. Gr.'. Loj.'. do Paraná.

A Felicidade dos seres humanos é material, intelectual e espiritual. Em alguns se manifesta como única Felicidade a satisfação de necessidades de existência corporal. Os entes humanos deste nível estão contentes quando comem e bebem à vontade, ou quando podem divertir-se e descansar. Neles a Felicidade manifesta-se por uma longa escala de emoções e paixões, a exemplo de: ambição satisfeita, riqueza, poder, orgulho, vingança e outros. A Felicidade Espiritual consiste em gozos espirituais, produzidos pelas VIRTUDES e principalmente pelo AMOR do que é verdadeiro e belo.

O amor é a condição absoluta necessária para a verdadeira Felicidade. Só quem ama pode ser feliz. A mãe é feliz pelo amor que tem aos seus filhos. O pensador é feliz pelo amor às idéias. O pintor quando pode dedicar todo amor a sua arte. O mesmo se pode dizer de todos os artistas, dos homens da ciência, dos inventores, dos professores, e outros. Cada um sente Felicidade nas idéias que o animam.

O corpo atrai e assimila incessantemente as matérias de que necessita, o intelecto atrai e assimila os pensamentos, a Alma atrai e assimila os ideais. E de onde vêm estas matérias e forças, estes pensamentos e ideais? Vêm do infinito armazém de matéria, forças, pensamentos e ideais. Este imenso armazém é o Universo, considerado como corpo, mente e alma do absoluto. No absoluto UNO existe tudo que os seres individuais precisam e desejam. Quando o estomago está vazio, deseja por intermédio da fome atrair novas matérias e forças, e os obtém do mundo material. Quando a mente precisa de esclarecimento, e o raciocínio de provas para dedicar-se sobre alguma questão, procura no domínio intelectual os elementos de que necessita. Quando a Alma não se sente satisfeita, procura as regiões espirituais onde reina o Amor e a Vivência intuitiva.

Assim como a força vital e a luz penetram todos os átomos da matéria determinando infinitas transformações, também a razão e a verdade penetram nos refolhos do cérebro, determinando as convicções, o Amor Divino penetra as almas, disseminando nelas Felicidade. Amor Divino é o maior poder do Universo. E este poder penetra todos os órgãos espirituais, e quando é percebido e apreciado, é a alma que está feliz.

Na realidade, o Amor Divino é o único poder verdadeiro. E ele tende a manifestar-se em todas as almas e devemos nos tornar conscientes dele. Como fazê-lo? Pensando diariamente nesse infinito Amor Divino que criou e conserva o Universo, alimentando a todos e iluminando a todos. Aceitemos sua manifestação. Porém, como isto é possível? Quando dissiparmos do horizonte de nossa alma tudo que possa encobrir o Amor Divino, isto é, quando abandonarmos todos os sentimentos de ódio, ciúme, orgulho, medo, tristeza e dúvida. Deixemos brilhar em nosso interior o Amor, a Alegria, a Amizade, a Fraternidade e a Fé.

Embora aconteçam coisas desagradáveis, não nos queixemos, reconheçamos que são até necessárias. Para depois delas se manifestarem coisas melhores e acontecimentos felizes.

Reconheçamos que a manhã é linda, que o meio-dia é agradável, que a tarde é simpática e que a noite é afável. Bom é o verão com seu calor, bom é o inverno com seu frio e bons são outono e primavera, porque cada um tem suas preferências e só no conjunto dos elementos pode se manifestar a vida.

DEUS é Amor e Amor é Felicidade. Procuremos Deus em seu SER, e quando o descobrirmos, sentiremos o Amor Infinito, e no Infinito Amor encontraremos Infinita Felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário