Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 28 de abril de 2017

APESAR DE NÓS

APESAR DE NÓS
“Ser maçom não é direito; é recompensa”

A maçonaria, pelo sigilo que a envolve, ainda nos dias atuais se faz forte e respeitada, sendo considerada misteriosa pela sociedade profana, que vê nos maçons gente diferenciada capaz de promover mudanças no meio onde vive e atua. Porém, nos últimos tempos sentimos e temos consciência que a Ordem está perdendo espaço por descuidar do trabalho pelo engrandecimento do homem, da comunidade e da pátria, objeto maior de seu originário propósito. Sentimos nós que, no sentido gizado, o trabalho da Ordem caminha muito lentamente e não vai além dos limites de seus muros, omitindo-se no avanço de seu projeto e das ações que poderiam levar ao mundo profano, por meio do conhecimento e da capacidade de mobilização que sempre teve. Para cumprir esses desideratos, está a precisar força e incentivo para honrar sua vocação de sociedade moderna e progressista. O desinteresse de alguns, e a falta de disciplina de muitos de seus membros, tem nos levado a momentos de desânimo para enfrentar a vida de labor que pulsa dentro e fora dos templos.

Está já passando da hora de arregaçarmos a mangas dos balandraus, e meter a mão na argamassa, erguer colunas firmes, e ao mesmo tempo com mais dedicação e trabalho, por abaixo as barreiras da apatia e do comodismo. Como poderemos sair dessa situação desfavorável e iniciar uma nova etapa de progresso, se tais propósitos raramente são abordados, limitando-se os pronunciamentos em Loja, de questões menores, meramente burocráticas, desviadas dos sentidos retro referenciados? Uns dizem que “é um eterno bater de malhetes” ou “ o venerável nada faz” ou ainda “me desiludi com a Ordem” Na verdade, os que assim agem, são sempre os mesmos que na hora do trabalho não participam do grupo minoritário que “leva a Loja nas costas”, segurando a corda de 81 nós, enlaçando os irmãos em comunhão de pensamento e objetivos. A esses poucos desmotivados perguntemos: quando foi a última vez que você apresentou um trabalho em Loja, ou fez uma sindicância, ou ligou para o Venerável apenas para saudá-lo, ou a um irmão enfermo? Pergunte mais: se ele tem justificativa para seu alto índice de absenteísmo.

Talvez tenhamos lideranças pouco ativas, que permitem a um irmão faltante crônico na base, galgar graus filosóficos, numa corrida sem sentido, um verdadeiro alpinismo maçônico. Sempre dizemos que é preciso selecionar bem os profanos para iniciar. E nós, fomos uma boa escolha? Maçonaria se faz dentro da Loja, o que se faz fora é Trabalho. Não havendo frequência, não há trabalho perfeito. A Loja é o útero fecundo, é berço e lar, onde se forma o Maçom. Mas, para que possa ele sublimar, realizando os verdadeiros fins da Ordem, se faz preciso um dedicado aprimoramento, que somente o estudo pode proporcionar. Esse objetivo, deve começar pela leitura constante dos Rituais, buscando também, a correta interpretação maçônica nas obras editadas por nossos valorosos Mestres escritores como J.Castellani, H. Spoladore, X. Trolha, Theobaldo Varoli Filho, entre outros. A maçonaria é secular, porém seus objetivos são do 3º milênio, apesar de nós.

*Irmãos Laurindo Roberto Gutierrez - Lojas de Pesquisas Maçônicas 1- Chico da Botica, 2- Brasil -    e   Nelson Batista Pereira - ARL Regeneração 3ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário