Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 2 de março de 2017

MAÇONARIA E SEUS MISTÉRIOS

MAÇONARIA E SEUS MISTÉRIOS
Valdemar Sansão

“O maior segredo da maçonaria é não ter segredos” (Ir Benjamin Franklin)

Queremos que novos conhecimentos cheguem aos nossos Irmãos, através de saberes distintos e diferenciados, levando-lhes novas formas de conhecimentos, embutidos naquilo que a Maçonaria quer que aprendamos, ou seja, que nos sintamos incentivados, não apenas na capacidade de ajudar outras pessoas a melhorarem sua qualidade de vida, mas também inspirados a melhorar como construtor de um mundo melhor.

Mistério – Conjunto de doutrinas e cerimônias religiosas que só eram conhecidas e praticadas pelos Iniciados; culto secreto. Tudo aquilo que a inteligência humana é incapaz de explicar ou compreender; segredo; enigma. Conhecimento aprofundado de uma arte ou ciência.

Quem se atenha a esses significados do léxico, pode sintetizar dizendo que mistério é tudo aquilo que é objeto de fé religiosa e impenetrável à razão humana; tudo aquilo que tem causa oculta ou é enigmático.

Misterioso é aquilo em que há, ou que envolve mistério. Místico, por sua vez, é aquele que lembra a vida ou ambiente místico mediante a contemplação espiritual, procura o estado de união com a divindade. Procuramos, através do estudo de símbolos, entender a linguagem que esses nos querem transmitir, pois tais figuras têm sempre um sentido filosófico, moral ou religioso, e esses símbolos nos vieram da mais longínqua antiguidade e, ainda hoje, servem para a instrução do Iniciado em nossos Templos.


Mistérios maçônicos – Às vezes nos perguntamos: que relação pode haver entre os primitivos mistérios e a nossa Ordem? Desde nossa Iniciação, temos percorrido caminhos que nos são revelados através dos símbolos existentes em nossa Oficina, e que nos mostram a relação entre escolas científicas, religiosas e filosóficas, evoluindo através dos tempos, chegando até nós na forma da Maçonaria.

Paralelamente, também Iniciado é o “neófito” de qualquer seita ou Ordem, isto é, “aquele que recebeu as primeiras noções de coisas misteriosas ou desconhecidas”; enfim, aquele que foi Iniciado nos ritos, nas técnicas e tradições de comunidade humana, permitindo-lhe acesso de outros conhecimentos de ordem superior.

Dentro da primeira concepção (do dicionário), poderia parecer que a Iniciação nos Mistérios consistia em dar a conhecer a uma pessoa algo que seria impenetrável à sua razão, ao seu raciocínio, e por isso mesmo impossível de ser compreendido. Até aí, haver-se-ia de perguntar: Se assim é, por que e para que Iniciar? Pelo menos para aplicação na Maçonaria. É prudente o abrandamento do significado de mistério, isto porque aqueles de que ela se vale na sua pedagogia iniciática, não são incompreensíveis e nem impenetráveis à razão humana. Vale dizer, para a nossa Instituição os Mistérios podem ser conceituados como um “conjunto de doutrinas e cerimônias religiosas que só podem ser conhecidas e praticadas pelos Iniciados”; sobre o qual o sábio não fala, o talentoso fala e o estúpido discute.

Nossa Instituição não poderia dar a estudo aos seus adeptos, de caráter individualizado como é, símbolos indecifráveis, enigmáticos, chaves de mistérios cujas mensagens, ainda que pudessem ser extraídas, transcenderiam os limites da razão. Se assim acontecesse, teria esses símbolos um conteúdo similar aos buracos negros da Astronomia; ignorados, tanto na causa quanto nos efeitos. Nesta hipótese, a Instituição Maçônica jamais poderia ser conceituada corrompida, estagnada como um sistema de moralidade, desenvolvido e inculcado pela ciência do simbolismo.

Os chamados sublimes Mistérios da Maçonaria, desvelados Grau a Grau, podem ser mais ou menos equiparados à significação e divisão que deles tinha o Antigo Egito; Externos ou Menores, os que podiam ser revelados ao conhecimento geral da massa popular; e os Internos ou Maiores, os que pressupunham conhecimento anterior e aprimorado do Candidato, rigorosamente selecionado e testado, ao qual era imposto juramento de sigilo. Mas, todos eles ligados à evolução superior e gradativa do ser humano até a sua preparação para a Eternidade.

Em suma – ainda que para o efeito de estritos estudos maçônicos, podem-se conceber os Mistérios Antigos como aquele conjunto de doutrinas e cerimônias religiosas que, na mais ampla generalidade se ocuparam numa sucessão crescente de graus iniciáticos, não apenas com o eterno ciclo da vida vegetal e animal, mas também com a vida, após a morte e preparação dos Iniciados para essa realidade; o ensino de preceitos altamente éticos; o que de mais oculto existe na Natureza e na Ciência; o desenvolvimento e o domínio da mente; os ciclos da vida; os planos mental e astral, e outros tantos temas de ordem metafísica.

A moral maçônica é o sistema mais apropriado e mais prático para o ensino e consiste em mistérios e alegorias...

Secreta? - Há maçons que se comprazem em manter um impenetrável manto de mistério em torno da maçonaria, assim, os tradicionais inimigos da Ordem que a consideram como algo a ser evitado. Esses mesmos inimigos dizem, “se é uma entidade tão boa, por quê tanto mistério”?

Afinal, já não existe mais a Santa Inquisição perseguindo os “hereges” como eram considerados todos que pertencessem às sociedades “secretas”. Hoje, como considerar secreta ou misteriosa uma sociedade que tem estatuto registrado publicamente, funciona em endereço certo, consta das listas telefônicas e seus templos são geralmente, edifícios identificados?

Na tentativa de preservar segredos que qualquer entidade, seja comercial, industrial, religiosa ou outras, têm às vezes, levado a exagerar e isto leva o mundo profano a formar uma imagem distorcida do que seja maçonaria, que sempre por ignorância, considerando-a uma sociedade anticristã. Não entendemos que seja necessário se faça tanto anonimato sobre uma instituição tão antiga e que nada tem de se envergonhar ou esconder.

Por que tanto mistério? - Aliás, em outros países onde a maçonaria é mais difundida e seus objetivos e realizações mais conhecidos, é mais respeitada do que nos países onde insiste em mantê-la oculta e misteriosa.

Parece-nos que só teríamos a ganhar se propagássemos mais a maçonaria, seus objetivos, sua história e se cada um de nós assumisse publicamente sua condição de maçom.

É chegado o momento de sairmos dessa obscuridade e começarmos a nos comunicar mais aberta e francamente. Uma maneira de atingirmos esse objetivo é promovermos mais Sessões Públicas (Brancas) nas quais o V M não deve perder a oportunidade de dizer aos profanos presentes o que é a maçonaria, seu papel na história, na sociedade, suas realizações etc.

Nos Estados Unidos, por exemplo, assim como em outros países mais evoluídos a maçonaria é amplamente conhecida, aceita e admirada pela ação que exerce no âmbito social e, em alguns Estados, é até considerada como sendo de utilidade pública.

O lançamento de pedras fundamentais de edifícios públicos como colégios, universidades, bibliotecas, prefeituras, fóruns, etc. é quase sempre presidida pela maçonaria, a convite das autoridades. Nessas cerimônias, os maçons comparecem devidamente paramentados.

Entretanto, lá, apesar de ser mais “aberta” e menos “misteriosa”, a maçonaria é levada mais a sério do que por aqui. Talvez, por se saber o que é a maçonaria e o que ela faz, é que existem nos Estados Unidos, mais da metade de todos os maçons existentes no mundo.

Concluindo - O que defendemos neste trabalho é a ideia de que, “sem revelar nenhum segredo básico”, podemos e devemos abolir o exagero que muitos de nossos irmãos obstinam-se em sustentar. Nunca é demais repetir: nada, absolutamente nada, existe na maçonaria de que possamos nos envergonhar ou que possa constranger a consciência do homem.

Saber a diferença faz, com certeza, toda a diferença. Em outras palavras, não perca a cabeça, confie em si mesmo, seja honesto, seja um sonhador, não se preocupe, assuma riscos, seja independente, seja humilde, seja piedoso, saiba perdoar. Sinto uma profunda admiração e aprecio os milagres infinitos que estão em tudo e em todos os Irmãos. Então, por que tanto mistério?

Fonte: JB News – Informativo nr. 2.079

Nenhum comentário:

Postar um comentário