POSIÇÃO DO ALTAR DOS JURAMENTOS EM LOJA DO REAA
Ir∴ Hercule Spoladore
Loja de Pesquisas Maçônicas “Brasil”- Londrina – PR
O Altar dos Juramentos faz parte do mobiliário de uma Loja, aqui no Brasil nos seguintes Ritos: REAA, Adonhiramita, Brasileiro e Rito de York Americano (Lojas Azuis). Não existe nos Rito Francês ou Moderno, Trabalho de Emulação, Rito de Schröder ou Alemão e no Rito Escocês Retificado.
No REAA na maioria das lojas ele está atualmente situado no Ocidente no centro da Loja. Entretanto, em muitas Lojas ele está no Oriente seu verdadeiro lugar.
No Rito de York Americano também, ele está localizado no centro da Loja, aliás, esta sempre foi a sua posição desde a criação do Rito. Nos Ritos Adonhiramita e Rito Brasileiro ele sempre esteve localizado no Oriente.
Quanto à sua posição em Loja tem que se considerar vários aspectos:
a) ele seria um símbolo de origem puramente maçônica, criado a partir do pedestal ou altar do Venerável, onde nos ritos antigos, especialmente na Inglaterra, os iniciados ajoelhados
Ir∴ Hercule Spoladore
Loja de Pesquisas Maçônicas “Brasil”- Londrina – PR
O Altar dos Juramentos faz parte do mobiliário de uma Loja, aqui no Brasil nos seguintes Ritos: REAA, Adonhiramita, Brasileiro e Rito de York Americano (Lojas Azuis). Não existe nos Rito Francês ou Moderno, Trabalho de Emulação, Rito de Schröder ou Alemão e no Rito Escocês Retificado.
No REAA na maioria das lojas ele está atualmente situado no Ocidente no centro da Loja. Entretanto, em muitas Lojas ele está no Oriente seu verdadeiro lugar.
No Rito de York Americano também, ele está localizado no centro da Loja, aliás, esta sempre foi a sua posição desde a criação do Rito. Nos Ritos Adonhiramita e Rito Brasileiro ele sempre esteve localizado no Oriente.
Quanto à sua posição em Loja tem que se considerar vários aspectos:
a) ele seria um símbolo de origem puramente maçônica, criado a partir do pedestal ou altar do Venerável, onde nos ritos antigos, especialmente na Inglaterra, os iniciados ajoelhados
em frente ao Altar prestavam seu juramento.
b) O Altar dos Juramentos seria copia do Altar-Mor das Igrejas Católicas. Sabemos que a Maçonaria copiou muita coisa da Igreja, inclusive o Templo, o qual de Templo de Salomão não tem nada ou apenas o lembra. Quando se fala em Templo de Salomão tudo é simbólico ou alegórico. Quando a Maçonaria começou a existir perto a Igreja Católica, simplesmente já existia há mil anos. E a Maçonaria copiou muita coisa da Igreja Católica, aliás, não só da Igreja Católica, bem como de entidades iniciáticas antigas, Bíblia e também assimilou muita coisa da cultura dos antigos, seus símbolos suas lendas.
c) Ou ele seria um símbolo equivalente a uma peça do Templo de Salomão correspondente ao Altar dos Holocaustos.
Tem Irmãos estudiosos como Teobaldo Varoli Filho e João Nery Guimarães, Pedro, Juk além de outros que defendem que este símbolo tem seu verdadeiro lugar no Oriente, alegando que na Maçonaria Primitiva os compromissos eram tomados no próprio Altar do Venerável sendo, portanto, uma tradição que deveria ser respeitada. A Maçonaria Inglesa através do Trabalho de Emulação e o Rito Escocês Retificado ainda usam este sistema. Na França quando o REAA foi reorganizado em 1804 quando o iniciando fazia seu juramento no primeiro grau ficava ajoelhado em frente ao Altar do Venerável.
Posteriormente por comodidade e diversidade de potências e de ritos criou-se um complemento prismático triangular no próprio Altar e que com o tempo criaram um tamborete ou móvel triangular posteriormente de forma quadrangular completamente desvinculado do mesmo, porém com localização no Oriente. Este seria um dos poucos símbolos genuinamente maçônico, já que os demais são todos emprestados de outras entidades iniciáticas esotéricas, da Igreja Católica, da Bíblia e da cultura e crenças de povos antigos etc. e que a correspondência do Altar dos Juramentos seria com o Altar–Mor da Igreja Católica, isto inicialmente quando a Maçonaria começou a trabalhar em Templos, porque depois criaram um móvel próprio para as Iniciações. Mas inicialmente teria sido cópia do Altar-Mor, segundo Castellani.
Outros autores defendem que a posição do Altar dos Juramentos, seria no Ocidente baseados copiando ou comparando com o Templo de Salomão, que seria uma alegoria ao Altar dos Holocaustos, o qual a exemplo do Mar e Bronze, Colunas J e B Altar dos Perfumes que na descrição bíblica estavam fora do templo, foram interiorizados para dentro dos templos maçônicos e ganharam
b) O Altar dos Juramentos seria copia do Altar-Mor das Igrejas Católicas. Sabemos que a Maçonaria copiou muita coisa da Igreja, inclusive o Templo, o qual de Templo de Salomão não tem nada ou apenas o lembra. Quando se fala em Templo de Salomão tudo é simbólico ou alegórico. Quando a Maçonaria começou a existir perto a Igreja Católica, simplesmente já existia há mil anos. E a Maçonaria copiou muita coisa da Igreja Católica, aliás, não só da Igreja Católica, bem como de entidades iniciáticas antigas, Bíblia e também assimilou muita coisa da cultura dos antigos, seus símbolos suas lendas.
c) Ou ele seria um símbolo equivalente a uma peça do Templo de Salomão correspondente ao Altar dos Holocaustos.
Tem Irmãos estudiosos como Teobaldo Varoli Filho e João Nery Guimarães, Pedro, Juk além de outros que defendem que este símbolo tem seu verdadeiro lugar no Oriente, alegando que na Maçonaria Primitiva os compromissos eram tomados no próprio Altar do Venerável sendo, portanto, uma tradição que deveria ser respeitada. A Maçonaria Inglesa através do Trabalho de Emulação e o Rito Escocês Retificado ainda usam este sistema. Na França quando o REAA foi reorganizado em 1804 quando o iniciando fazia seu juramento no primeiro grau ficava ajoelhado em frente ao Altar do Venerável.
Posteriormente por comodidade e diversidade de potências e de ritos criou-se um complemento prismático triangular no próprio Altar e que com o tempo criaram um tamborete ou móvel triangular posteriormente de forma quadrangular completamente desvinculado do mesmo, porém com localização no Oriente. Este seria um dos poucos símbolos genuinamente maçônico, já que os demais são todos emprestados de outras entidades iniciáticas esotéricas, da Igreja Católica, da Bíblia e da cultura e crenças de povos antigos etc. e que a correspondência do Altar dos Juramentos seria com o Altar–Mor da Igreja Católica, isto inicialmente quando a Maçonaria começou a trabalhar em Templos, porque depois criaram um móvel próprio para as Iniciações. Mas inicialmente teria sido cópia do Altar-Mor, segundo Castellani.
Outros autores defendem que a posição do Altar dos Juramentos, seria no Ocidente baseados copiando ou comparando com o Templo de Salomão, que seria uma alegoria ao Altar dos Holocaustos, o qual a exemplo do Mar e Bronze, Colunas J e B Altar dos Perfumes que na descrição bíblica estavam fora do templo, foram interiorizados para dentro dos templos maçônicos e ganharam
vida própria e outras interpretações simbólicas.
Segundo outros autores o Altar dos Holocaustos situado no centro do pátio do Templo de Salomão para os judeus era um altar de sacrifícios onde ofereciam uma vitima para louvar a Deus, geralmente um animal. No Altar dos Juramentos para muitos autores o Iniciando oferece o sacrifício de vencer suas paixões, e renascer para uma nova vida. Tudo o que se está falando é puramente simbólico. Os autores que interpretam assim acham que o Altar deva estar no centro da Loja, porque ele estava no centro do pátio por fora do Templo de Salomão. Parece que esta intepretação não tem respaldo pela maioria dos autores.
Certas Potências no Brasil que praticam o REAA o Altar dos Juramentos está no local correto sou seja no Oriente, já que historicamente ele estava no Oriente, ele nasceu lá no Oriente. Simbolicamente o lugar dele é no Oriente. Outras Potências o colocaram no centro da Loja, dando a sua própria interpretação deste símbolo.
Possivelmente foi para maior facilidade para o trânsito dos Diáconos, Mestre de Cerimônia, durante a sessão, já que em muitos templos, o Altar dos Juramentos no Oriente atrapalha esta deambulação por se ter pouco espaço.
Todavia, tradição é tradição e o local correto do Altar dos Juramentos é no Oriente segundo a maioria dos autores.
Hercule Spoladore – Loja de Pesquisas Maçônicas “Brasil” – Londrina - PR.
Referências:
Segundo outros autores o Altar dos Holocaustos situado no centro do pátio do Templo de Salomão para os judeus era um altar de sacrifícios onde ofereciam uma vitima para louvar a Deus, geralmente um animal. No Altar dos Juramentos para muitos autores o Iniciando oferece o sacrifício de vencer suas paixões, e renascer para uma nova vida. Tudo o que se está falando é puramente simbólico. Os autores que interpretam assim acham que o Altar deva estar no centro da Loja, porque ele estava no centro do pátio por fora do Templo de Salomão. Parece que esta intepretação não tem respaldo pela maioria dos autores.
Certas Potências no Brasil que praticam o REAA o Altar dos Juramentos está no local correto sou seja no Oriente, já que historicamente ele estava no Oriente, ele nasceu lá no Oriente. Simbolicamente o lugar dele é no Oriente. Outras Potências o colocaram no centro da Loja, dando a sua própria interpretação deste símbolo.
Possivelmente foi para maior facilidade para o trânsito dos Diáconos, Mestre de Cerimônia, durante a sessão, já que em muitos templos, o Altar dos Juramentos no Oriente atrapalha esta deambulação por se ter pouco espaço.
Todavia, tradição é tradição e o local correto do Altar dos Juramentos é no Oriente segundo a maioria dos autores.
Hercule Spoladore – Loja de Pesquisas Maçônicas “Brasil” – Londrina - PR.
Referências:
CASTELLANI, José – “Liturgia e Ritualística do Grau de
Aprendiz Maçom”
NAME, Mario – “Templo de Salomão nos Mistérios da
Maçonaria”
HORNE, Alex - “O Templo de Salomão na Tradição Maçônica”
VAROLI, Teobaldo Fo - “Curso de Maçonaria Simbólica”
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.080
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