Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A LETRA "G"

A LETRA "G"
(Desconheço o autor)

No centro da Estrela Flamejante, vê-se a LETRA G.

A unanimidade dos autores em dizer que a Letra G é, sem contestação, um mistério, um enigma maçônico, suscitou interpretações e comentários sem fim, judiciosos, às vezes, e fantasiosos na maioria dos casos.

Uns pretendem ver na Letra G uma deformação de letra C, umas com o mesmo valor fonético. Para estes, é de grafia relativamente recente a letra G.

A hipótese, entretanto, não “explica” a Letra G.

Mas, não “explica” sua presença no centro da Estrela Flamejante.

G é a primeira letra do nome de Deus nos países de origem germânica: Gott, na Alemanha; God, na Inglaterra e Holanda; Gud, nos países escandinavos.

Outros, ainda, vêem nela a inicial da palavra Gnose, sendo o Gnosticismo um sistema de filosofia religiosa cujos adeptos supunham possuir o conhecimento completo, absoluto, transcendente, da natureza e atributos de Deus.

Wirth opina que se procurar o significação da letra G nas palavras Glória, Grandeza e Geometria, assim seria: Glória, para Deus; Grandeza, para o Venerável; Geometria, para outros Irmãos.

Em certos rituais modernos, aparecem cinco significados diferentes da letra G: Gravitação, Geometria, Geração, Gênio, Gnose.

Mas, para que se contentar com esses cinco nomes?

Tantas palavras começam pela letra G!

Naturalmente, os Anglo-Saxões teimam em vislumbrar na letra G a inicial de God, Deus, “em sua língua”.

Esses autores não parecem ter percebido que se todos os nomes Gott, God, Gud, Geração, Gravitação, Geometria, Gênio, Glória, Grandeza, etc. começam realmente por G, na língua empregada por eles, traduzem-se por nomes que não se iniciam pela letra G em muitos outros idiomas.

Ora, a Maçonaria pretende a Universalidade!

E então?

É pessoal a observação.

Contudo, submetemo-la pelo que vale, ao bom senso.

“No sentido iniciático, a Estrela Flamejante e a Letra G mostram-nos o iniciado em que o Fogo foi acordado, fogo que pode levá-lo realmente ao adaptado, porém com a condição de saber desembaraçar-se do sentido puramente moral dos símbolos e de se não deixar afundar no lamaçal dos comentários que pululam em volta dos termos: Glória, Grandeza, Gravitação, Geração, Gênio, Gnose, etc”.

Concluiremos sintetizando a opinião geral dos autores, dizendo que a letra G constitui um verdadeiro mistério que ninguém conseguiu desvendar até hoje.


Fonte: Arca da Aliança

Nenhum comentário:

Postar um comentário