Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 11 de agosto de 2018

UM SOMATÓRIO DE EQUÍVOCOS

UM SOMATÓRIO DE EQUÍVOCOS

A Maçonaria tem sido objeto e vítima da nutrida e anônima categoria de ACHÓLOGOSe PALPITÓLOGOS. Todos eles, incapazes de varar os véus dos Arcanos e dos Mistérios Iniciáticos, investem sobre o que (aparentemente), está mais à mão: os Rituais e os procedimentos litúrgico-ritualísticos, onde, justamente, se encontram os segredos da Instituição.

Tenho, em minhas palestras, afirmado que os Rituais podem ser mexidos infinitamente, desde que: os "mexedores" entendam profundamente da magia cerimonial e da criptográfica linguagem simbólica. O que eu estou querendo dizer é isso: os nossos "segredos" não estão nos S∴, T∴ e P∴, nem nossos hierofantes seriam tão simplórios os S∴, T∴ e P∴ são meramente "segredos" administrativos que qualquer maçonólogo que se preze os conhece à exaustão. Duvido, inclusive, que eles ignorem a P∴ Sem∴. Não é aqui que estão os verdadeiros mistérios.

Nem são os perjuros e os maçonólogos, os predadores da nossa Ordem; são, principalmente, os invencionistas e os palpiteiros. Pois, recentemente, tomei conhecimento de algumas "pérolas" de tal tipo de criatividade: o GONGUEIRO (isto mesmo: o "gongueiro", um cargo muito misterioso pelo qual os Trabalhos são abertos após as batidas... do GONGO). Outra Loja adota o estranho hábito de trabalhar com... os Aventais virados (do avesso) no Grau de M∴ M∴. Não me perguntem por que. Outra Loja, diríamos, "mais grosseira e brutal", nas Cerimônias de Iniciação, utiliza CORRENTES, agrilhoando a genitália do Neófito. Nem posso imaginar com que intenção.

Obviamente que não nominarei tão "sensíveis" Irmãos. Visitando uma Oficina, vi um espetáculo até bem interessante numa Iniciação: um efeito de fumaça como se faz em alguns espetáculos (com gelo seco), que foi proibido pelo G∴M∴ mais tarde.

Ora, se lermos José Castellani veremos citadas grandes diferenças de procedimentos Ritualísticos por este Brasil afora. Não apenas entre Obediências e Ritos mas... de Loja para Loja. Isso decorre da Liberdade e da Soberania praticada entre nossas GG∴LL∴ (26 ou 27) e nossos GG∴ OO∴ independentes. Na Argentina, no Uruguai e no Chile, as Grandes Lojas são centralizadas nas suas capitais de onde administram suas jurisdições dentro do princípio de que a Maçonaria é UMA ORDEM, não uma desordem.

É aqui que denunciamos a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) e a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), por não assumir plenamente suas funções, desprezando estas letalidades e se preocupando com o que não lhe diz respeito: a POLÍTICA. Em outras palavras: "Deixa de fazer as lições de casa" para se envolver em assuntos estranhos à Maçonaria. O que, além de controvertido, é fator de desarmonia. E o delírio da CMSB e da COMAB chega ao ponto de induzir e publicar, ao final de suas Assembléias Gerais Ordinárias, aqueles desmoralizados MANIFESTOS que são solenemente ignorados pelas autoridades. Mas os tais Manifestos, se eles são, por um lado, INOPERANTES, por outro, ocasionam um dano real: o de dar aos nossos AA∴ MM∴ e CC∴ MM∴ a ilusória impressão de que a Maçonaria "está atenta e cumprindo o seu papel". Na verdade ela está, indevidamente, se intrometendo nas atribuições e específica obrigação dos seus CONSTRUTORES SOCIAIS que como LIVRES-PENSADORES se envolverão nos problemas sociais, ambientais, econômicos, políticos, etc., de suas comunidades. 

É muito difícil discernir?

Até quando meu Deus?!

Ir∴ Darley Worm
Or∴ de Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário