Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 4 de agosto de 2018

CARTA A UM VENERÁVEL

CARTA A UM VENERÁVEL
M.Cossão Neto

É com muito amor por todos os IIr∴ espalhados pela face da terra e é sobretudo pela sublime Ordem, é que venho com o devido respeito a todos os irmãos desta manter este contato direto com os Veneráveis Mestres que receberão o primeiro malhete, mas, querendo de uma vez atingir a todos os outros que se encontram nas mesmas circunstâncias, que também hão de merecer nosso apreço e nossas considerações, e que neste momento, também empunharão o primeiro malhete e tomarão assento no Trono de Salomão.

Primeiramente, se faz mister o preâmbulo a fim de que tomemos consciência de que a Maçonaria é uma Ordem Universal, constituída de homens honrados de todas as raças e nacionalidade que estudam e trabalham pelo aperfeiçoamento humano, se fundamentando no amor fraternal sob a tríade da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade. 

Portanto, querido irmão, ela não está resumida a sua loja e seus obreiros. Assim, ao bater seu malhete o faça o cadenciado possível lembrando de todos os outros, de suas origens e da existência do Ser Criador – G∴A∴D∴U∴ 

Não imponha limites, garanta a liberdade, exija de si e dos outros a maior tolerância. 

Combata a tirania, a ignorância, o fanatismo, a discriminação, erros e vícios e tudo o mais que avilta a dignidade do homem. 

Obedeça e faça obedecer as Leis e regulamento da nossa Instituição e as democráticas do nosso País já tão espoliado, oprimido por nações esmagadoras e opressoras e combalido por filhos desnaturados, corruptos e corruptores que agem em causa própria, beneficiando-se do sangue e suor do próprio irmão. 

Faça amar a justiça e ame sem reservas, por igual, todos os seus irmãos do modo como que se apresentam. Ame-os e pratique o amor com intensidade. 

Não discuta nem permita que se discuta política e religião, respeitando a cada um e a todos e mormente ao Livro da Lei, equilibrando-se na retidão da régua, do esquadro e do compasso. Em especial, considere suas luzes, seus oficiais, seus obreiros e os visitantes como seus pares e não tente mudar os landmarks e esteja certo de que assim, amando a Deus, a Pátria, a família e a humanidade, praticando a beneficência com dignidade, com discrição, praticando a solidariedade maçônica, sendo justo, defendendo direitos e garantias individuais, certamente, já estarás procedendo parte da caminhada e subida imaginária sonhada por Jacó. 

Não esqueçais nunca VM∴ que os poderes emanam do povo maçônico e em nome dele deverá ser exercido. Sei que não precisaria lembrar-lhe que nossa Constituição estabelece obrigações e direitos e numerando tanto um quanto outro da Loja em relação as Grandes Lojas. Eles nos lembram, da eleição, da posse, da instalação, da elaboração de estatutos e regimento interno e de que todos os obreiros deverão tomar conhecimento a fim de compreenderem os fundamentos e finalidades que objetivaram seus fundadores, pois, assim, compreenderão que seus anseios são os mesmos daqueles e vice-versa. Vê-se ainda que estão a lembrar da linguagem moderada do VM∴, do respeito e do comportamento. 

A função do Secretário é espinhosa, dê-lhe ajuda, faça-o estar a par de suas funções. 

Há de se notar porém as penalidades que a Loja está sujeita. Todavia, notei que seguindo-as, com certeza estarás no caminho certo. Elas vos darão as coordenadas devidas de como dirigir os trabalhos em loja, como organizar a ordem do dia, destinar o expediente conceder e negar palavra, cobrir o templo, anunciar, autorizar, assinar, fiscalizar e exercer a autoridade. 

Quando não puderes comparecer aos trabalhos, avise com antecedência ao Ir∴ 1º Vig∴ e este impossibilitado deverá avisar ao Ir∴ 2º Vig∴. Se por coincidência e motivo justo os três não puderem comparecer, assumirá a presidência dos trabalhos o Ir∴ Past Master mais recente. Este ou outro Past Master deverá assumir a direção dos trabalhos econômicos. Porém em sessão magna os IIr∴ VVig∴ exceto se forem instalados poderão assumir. Caso contrário na ausência do VM∴somente o Past Master. 

Quanto as Luzes e Oficiais, faça com que todos se aprofundem em suas obrigações e seus conhecimentos para melhor os desempenharem. Para isto, deverá incentivá-los a ler constantemente cada artigo pertinente ao cargo, a saber: 

VIGILANTES, ORADOR, SECRETÁRIO, TESOUREIRO, CHANCELER e HOSPITALEIRO. Este último, além do artigo, específico, deverá conhecer o Regulamento da Beneficência Maçônica. Apesar de que VM∴ de um modo geral, todos deveriam estudar sempre a Constituição e o Regulamento que regem os princípios da Potência, pois assim, todos estarão aptos a serem substituídos numa eventualidade. 

Quanto as comissões, faça com que seus membros se inteirem de suas obrigações para que cada qual veja quanto é grande a responsabilidade. Não podemos porém, esquecer da Ordem Econômica e Financeira da Loja e do Fundo de Beneficência que deverá ser escriturado e apresentado separadamente e usando estritamente para fins filantrópicos. 

Por fim não poderia deixar de lembrar o quanto é bonito o compromisso assumido na posse, quando luzes e oficiais solenemente dizem "Prometo por minha honra e minha fé, cumprir e fazer cumprir os landmarks, a constituição, a legislação da Grande Loja; a ritualística adotada pela Loja; zelar pela observância dos bons princípios, perfeita harmonia e fraternidade. Enfim, tudo fazer para o engrandecimento desta Loja. Assim Deus me Ajuda". 

Assim é VV∴MM∴ que de longe, levo meus pensamentos aos céus e suplico ao Supremo Arquiteto do Universo, que os ampare, os direcionem, para que as sementes ora plantadas dêem frutos e que os frutos gerem e energia suficiente para iluminar cada um e a todos. Ao encerrar, queria lembrar dos membros ativos, da regularidade, dos deveres e direitos, da admissão e do desligamento e sobretudo da passagem do grau, lembrando do tempo e das formalidade cumpridas, conforme exigências. 

Meu querido Ir∴ por aqui eu fico. Esteja certo que o único objetivo deste trabalho, foi de ajudar. Ajudar a vos luzes e oficiais e a todos os obreiros das profícuas oficinas, a fim de que os trabalhos sigam com ordem e exatidão sob os influxos sagrados do G∴A∴D∴U∴ ao qual eu suplico que a todos abençoe e guarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário