Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ABORDAGEM DOS VIGILANTES

ABORDAGEM DOS VIGILANTES
(republicação)

O Respeitável Irmão Jeferson Fontanetto, Mestre de Cerimônias da Loja Cardoso Júnior, 661, REAA, GOBPR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:
jeferson@masterset.com.br

1- Os Diáconos devem se apresentar aos Vigilantes pela direta (do Vigilante)? Se sim, o Segundo Diácono não faz a circulação no início da Sessão, só "recebe" a palavra se virando para o Primeiro Vigilante? Esse "lado" (direita ou esquerda do Vigilante) também é válido para o Mestre de Cerimônias e hospitaleiro?

2- É correta, para fins de aprendizagem, a troca de cargos em Loja? Por exemplo, Mestre de Harmonia no lugar do Mestre de Cerimônias, Hospitaleiro como Chanceler, etc.?

Umas semanas atrás, estivemos visitando o restaurante de nosso Irmão Romanus e ele nos levou para conhecer a sua Loja, que é muito bonita por sinal. Qualquer dia desses vamos descer para participar de uma sessão com vocês.

RESPOSTAS:

1. As Luzes da Loja são sempre abordadas diretamente pelas suas direitas (direita do Venerável e dos Vigilantes) pelos respectivos oficiais – Diáconos, Mestre de Cerimônias e Hospitaleiro. O termo “diretamente” se prende ao fato de que não existe circulação em torno do Altar ocupado pelo Venerável e nem das mesas ocupadas pelos Vigilantes. No caso da sua questão em relação ao Segundo Diácono, este se dirige ao Primeiro Vigilante diretamente do seu lugar. De retorno a partir do Segundo Vigilante o Segundo Diácono cruza diretamente o eixo (equador) entre o Painel e a porta do Templo até o seu assento Eis a regra: ingressa-se no Oriente pelo lado Nordeste próximo à balaustrada. Dele se sai pelo lado sudeste próximo à balaustrada. No Oriente não existe circulação. Em deslocamento o obreiro posicionado na Coluna do Norte até a Coluna do Sul o faz cruzando o eixo entre o Painel do Grau e o limite do Oriente. Do Sul para o Norte ele cruza o eixo entre o Painel do Grau e a porta do Templo. Na mesma Coluna (hemisfério) não existe circulação, já que ninguém precisa dar uma volta ao mundo para parar no mesmo lugar. Em Loja aberta ingressa-se no Templo pela Coluna do Norte e dela se sai sempre pela Coluna do Sul.

2. Treinamentos nesse sentido devem ser feitos fora do horário da Sessão. Estando presentes os titulares, nomeados ou eleitos, estes devem exercer os seus ofícios. Será sempre um prazer receber nossos queridos Irmãos da Respeitável Loja Cardoso Júnior.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.266 Florianópolis (SC) – terça-feira, 18 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário