Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

COLETA (AO LADO DO VM)

COLETA (AO LADO DO VM)
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Sandro Spricigo, Venerável Mestre da Loja Acácia do Sudoeste, 2.278, REAA, GOB-PR, Oriente de Pato Branco, Estado do Paraná.
spricigoadvogados@gmail.com

Tenho uma duvida quanto à circulação do Saco de Proposta e do Tronco. Quando a Bolsa é apresentada ao Venerável Mestre pelo Oficial, quem coleta do Irmão que esta sentado ao lado do Venerável Mestre?

CONSIDERAÇÕES:

Segue-se primeira a regra dos que detêm os malhetes, seguidos do Orador, do Secretário e do Cobridor Interno. Cumpridos os seis primeiros cargos o oficial circulante aborda os que por ventura estejam ocupando as duas cadeiras de honra posicionadas à direita e à esquerda do Venerável (só existem duas cadeiras e nestas têm assento apenas o que de direito estão relacionados no Ritual de Aprendiz em vigência, página 15). Em seguida abordam-se os demais do Oriente, Mestres da Coluna do Sul, Mestres da Coluna do Norte, Companheiros, Aprendizes e por fim, o próprio oficial circulante ajudado pelo Cobridor Interno. Ratificando: não importa se as cadeiras de honra venham estar ocupadas, primeiro segue-se o informado acima.

Cabe também aqui uma observação. Os seis primeiros cargos abordados e descritos não têm nenhuma pretensão de se descrever a tal “estrela de seis pontas”. Isso é mera especulação. À bem da verdade, os seis primeiros cargos somados ao oficial circulante compõem o número mínimo de Mestres necessários para a abertura de uma Loja.

Reforçando a prática desta circulação primária, verificar na página 42 do Ritual de Aprendiz em vigência a competente descrição, salvo um pequeno equívoco de grafia no que tange ao Cobridor, escrito equivocadamente ali como Cobridores. Pelo descrito no Ritual o oficial aborda o Venerável e em seguida os Vigilantes. Não existe nenhum apontamento que sejam abordados na oportunidade o(s) ocupante(s) da(s) cadeira(s) de honra junto com o Venerável.

É equivocado também o Venerável apanhar o recipiente e passar para os ocupantes que por acaso venham estar sentados ao seu lado – o ofício é do Mestre de Cerimônias, ou do Hospitaleiro.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.270 Florianópolis (SC) – sábado, 22 de fevereiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário