FILIAÇÃO E TEMPO DE ESTUDOS
(republicação)
O Respeitável Irmão Antonio Raia, Secretário Estadual de Orientação Ritualística – GOB-PE, Oriente de Recife, Estado do Pernambuco, apresenta a questão que segue referente ao REAA.
antonio_raia@hotmail.com
Venho mais uma vez em busca de vossa sabedoria. De acordo com o Art. 51 do RGF, no seu parágrafo 1º - Concedida pela Loja, a filiação poderá realizar-se em sessão ordinária. Deverá a filiação ser marcada para outra sessão?
Na mesma Sessão, no Tempo de Estudos, foi utilizado por um Irmão que apresentou um CD com o titulo de "REFLEXÕES", muito interessante até, porém o Irmão que apresentou é espírita, portanto o assunto: Espírita. Além de passar dos quinze minutos que seria o tempo, o assunto não seria proibido pelo Ritual de Aprendiz?
Na questão da filiação seria o mais recomendável em outra Sessão Ordinária.
Na questão do Tempo de Estudos o Ritual é claro sobre os assuntos apresentados. Embora deva existir a tolerância não haverá indulgência. Assuntos que demandem crenças pessoais são vedados no ideário maçônico. Embora até se possa reconhecer o respeito por essas, a apresentação não condiz com o coletivo do canteiro, dado que esse assunto não pode se generalizar pelo quadro da Loja.
Esses fatos poderiam ser abortados, desde que a Loja programasse as suas instruções e, em casos como o relatado, ainda mereceria uma análise sob o aspecto legal através do Orador. Enfim: a ideia melhor é a prevenir do que remediar.
T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.264 Florianópolis (SC) – domingo, 16 de fevereiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário