Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 14 de outubro de 2018

TRANSFORMAÇÃO DA LOJA

TRANSFORMAÇÃO DA LOJA
(republicação)

Questão que faz o Respeitável Irmão Sílvio J. Sabino, Secretário da Loja Verdadeira Amizade, 2.366, REAA, GOB-MG, Oriente de Além Paraíba, Estado de Minas Gerais.
silviosabino@sumicity.com.br

Mais uma vez recorro aos seus conhecimentos. No Ritual do REAA do GOB do Grau 2 (parte I pág. 22) que trata da transformação da Loja de Aprendiz em Loja de Companheiro. No Ritual o Orador coloca o Esq∴ e o Comp∴ na posição do grau e retorna ao seu lugar acompanhado do M∴ de CCer∴. Já na transformação da Loja de Companheiro em Loja de Mestre (Ritual Grau 3 pág. 42) o Orador vai ao Alt∴ dos JJur∴, lê Eclesiastes Cap. 12, versículos 7 e 8, coloca o Esq∴ e o Comp∴ na posição do Grau e volta ao seu lugar. Em seguida o M∴ de CCer∴ substitui o painel do Grau e as luzes dos castiçais do Ven∴ Mestre e IIr∴ VVig∴ são acesas pelo M∴ de CCer∴. Minha dúvida é: por que não se lê Amós 7, versículos 7-8, substitui o Painel e acedem as luzes na transformação da Loja de Aprendiz para Loja de Companheiro? 

CONSIDERAÇÕES:

A razão é a seguinte: no Ritual de Mestre esse procedimento já foi corrigido, porém não ainda no de Companheiro. Aprontei já os provimentos para correção do Ritual de Aprendiz e os enviei ao Soberano e ao Eminente Irmão Gouveia. Estou aguardando os seus pareceres. 

Quanto ao de Companheiro estou em fase de execução. Nesse sentido também no Ritual de Companheiro estou propondo que o procedimento seja completo com os mesmos métodos do Ritual de Mestre, todavia na transformação de Aprendiz para Companheiro. 

Essas transformações devem ocorrer de modo completo, já que a Loja será transformada em outro Grau e, no mínimo devem ser alteradas as luzes litúrgicas, a leitura do Livro da Lei conforme o Grau, a disposição das Luzes Emblemáticas e a exposição do Painel de acordo com a situação. 

Como se trata de transformação da Loja que já está aberta, no seu retorno apenas não haverá a necessidade da leitura do Livro da Lei. 

Finalizando, recomendo que enquanto não houver a correção legal, que se cumpra o que está em vigência.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.259 Florianópolis (SC) – terça-feira, 11 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário