O INÍCIO DA JORNADA
PREFÁCIO
Queridos irmãos,
Em vos iniciando em seus mistérios, a Franco-Maçonaria convida-vos a tornar-vos homens de elite, sábios ou pensadores elevados acima da massa dos seres que não pensam.
Não pensar é consentir em ser dominado, conduzido, dirigido e tratado, muitas vezes, como animal de carga.
É por suas faculdades intelectuais que o homem se distingue do bruto. – O pensamento torna-o livre: ele lhe dá o império do mundo. – Pensar é reinar!
Mas o pensador foi sempre uma exceção. Outrora, o homem tinha a possibilidade de entregar-se ao recolhimento, perdendo-se no sonho; em nossos dias, ele cai no excesso contrário. A luta pela vida absorve-o, a ponto de não lhe restar tempo algum para meditar com calma e cultivar a Arte Suprema do Pensamento.
Ora, esta Arte, – chamada a Grande Arte, a Arte Real ou a Arte por Excelência -, pertence à Franco-Maçonaria fazê-la reviver entre nós.
Oswald-Wirth
A CERIMÔNIA
Tenho ainda fresco na memória minha chegada ao Templo, acompanhado de meu Padrinho e das emoções que me envolviam por completo no dia da minha Iniciação.
A partir do instante em que a venda em mim foi colocada, outro mundo se abriu. Parece uma incongruência: como pode aquele que não mais vê enxergar para si um novo mundo?
Lembro-me da paz que tomou conta do meu ser ao ouvir a voz serena, daquele que se apresentou como meu guia, dizendo-me que nele poderia depositar toda minha confiança. Desse momento em diante os medos e os receios do mundo profano se foram, e iniciou-se uma busca pelo Conhecimento do meu próprio espírito maçom.
Mas ao ser despojado dos metais, lembrar-me de como vim ao mundo, ter ciência da minha ignorância, saber que nada sei, abriu-se então a porta ao espírito que desejava ser iniciado. Nem nu, nem vestido, caminhei para o início de uma nova vida. O nascimento de um novo homem em ideias e essência.
A prova da TERRA me levou às mais profundas reflexões sobre o meu “eu”. Encerrado naquela “caverna”, à luz de uma vela, escrevendo meu testamento, rodeado por símbolos ainda desconhecidos, meus pensamentos caminharam para minha família, esposa e filhos, e como eu estava só naquele momento.
Todas as outras VIAGENS realizadas são capítulos especiais de uma história especial, e acredito que cada irmão tem em si a sua lembrança, seus pensamentos, suas memórias e sentimentos daqueles momentos ímpares.
O fato de “se entregar” ao seu guia, e nele depositar toda sua confiança, sem se ter a mínima ideia de onde está, e pelo que irá passar, já é um ensinamento único, que nos faz crescer espiritualmente e como homens.
Quando “se fez a LUZ” nasci para um novo mundo, Meus olhos se encheram de lágrimas com a emoção que tomava conta do meu ser. Meu coração batia em ritmo frenético e a mente turbilhava em pensamentos. Olhava nos olhos de meus queridos novos irmãos e sentia no corpo a alegria por ser recebido por todos, e a alegria de todos em me receber.
A JORNADA CONTINUA
Posso dizer a todos que tenho orgulho e prazer, inestimáveis, em fazer parte dessa Família. Passado já algum tempo da minha Iniciação, meu espírito está ainda em busca de constante aprimoramento e de conhecimento.
É sempre motivo de grande felicidade e de prazerosa emoção estar entre meus irmãos, e ter a oportunidade de receber seus ensinamentos.
“A ignorância é a mãe de todos os vícios, e seu princípio é: nada saber, saber mal o que saber e saber coisas além do que deve saber. Assim o ignorante não pode medir-se com o sábio, cujos princípios são a Tolerância, o Amor Fraternal e o Respeito a si mesmo.”
Autor: Luiz Marcelo Viegas
Membro da ARLS Pioneiros de Ibirité, Nº 273 – GLMMG
Mestre Maçom
Referências Bibliográficas:
- Manual de Instruções Grau 1 REAA
- O Livro do Aprendiz – Lepage, Marius
Fonte: https://opontodentrocirculo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário