A ∴L ∴G ∴D ∴G ∴A ∴D ∴U ∴
Honras funerárias maçônicas constituem um dos atos mais solenes e profundos dentro da fraternidade.
Longe de mistérios ou complexidades, o seu propósito essencial é prestar homenagem à memória do Irmão que partiu, acompanhar sua família e reafirmar os valores que guiaram sua vida.
Para a Maçonaria, a morte não é um fim absoluto, mas o culminar do trabalho humano na Terra. É o momento em que o Irmão deixa para trás as imperfeições do mundo material e passa a descansar na paz do Eterno Oriente. É por isso que as cerimônias fúnebres se concentram na dignidade, respeito, gratidão e reflexão moral.
Nestas honras, os Irmãos expressam seu reconhecimento pela vida do falecido: seu exemplo, suas virtudes, sua dedicação à família, à sociedade e ao ideal maçônico de aperfeiçoamento interior. Da mesma forma, a família recebe o carinho fraternal e o apoio sincero da Sociedade, que acompanha no luto com palavras de conforto e solidariedade.
Sem oferecer detalhes reservados, pode-se dizer que é um ato carregado de simbolismo moral: recorda ao homem a fragilidade da existência, a importância de viver com retidão e o dever de construir um legado digno. Também reafirma o laço indestrutível que une os Irmãos, mesmo além da vida.
As honras funerárias maçônicas são, essencialmente, um tributo ao dever cumprido, um canto à honra e à virtude e um lembrete de que cada ser humano deixa uma marca que transcende o tempo.
Onde um maçom semeou luz, essa luz continua iluminando, mesmo após sua partida.
Fonte: Facebook_Hijos de Cuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário