Estelio Guimarães Cavalcante - M∴ M∴
Boa tarde, meus Grandes Manos!
O Maçom sabe, que uma das exigências para que um profano se torne Maçom, é que ele seja um homem “livre e de bons costumes”. Além disso, falam também que a Maçonaria torna “homens bons, em homens melhores”. Partindo desses princípios, percebemos então, que não é a Maçonaria que faz o Maçom, pois ele já nasce feito, ele já nasce bom, ele já nasce Maçom.
Em reuniões Maçônicas se fala muito em: “profanos de avental”, e é sempre de forma pejorativa, pois acontece, quando querem referir-se à Maçons que entraram na Maçonaria, mas que a Maçonaria não entrou neles. Maçons que não se dedicam à Ordem, que não seguem as Leis Maçônicas.
Esquecem, porém que existem “sim”, os verdadeiros “profanos de avental”. Que são aqueles que em sua “essência” são Maçons, pois participam de ações sociais, filantrópicas, além de compartilharem dos mesmos valores e princípios Maçônicos. E isso tudo, mesmo não sendo membros da Ordem.
O Maçom sabe, que particularmente falando, conhece diversos, verdadeiros “profanos de avental”, que são gente do bem, que são seres humanos da melhor qualidade, e que pelas suas posturas, pelas suas atitudes, pelas suas virtudes, são mais Maçons, do que muitos que se dizem Maçons. Eles apenas não sabem disso. “Profanos de avental”, de conduta ilibada, possuidores dos elevados padrões de exigência moral, que a Ordem exige para todos os que dela pretendem participar.
Aí é onde entra o papel da Maçonaria, que é convidá-los!
Convidar esses “profanos de avental”, a fazerem parte de nossa Ordem. Ou seja, iniciá-los, reconhecê-los, acolhê-los, para então lapidá-los através de nossos ritos, rituais, ensinamentos e simbolismos, e dessa forma, torná-los melhor. Torná-los, verdadeiros e reconhecidos, “MAÇONS”!
Em resumo, meus amados irmãos, se vocês conhecem algum “profano de avental”, desse tipo. Vamos convidá-los à somarem com a gente, convidá-los a participarem de nossa Sublime Ordem!
Fazer o bem, faz bem!
O bem vai, o bem vem!
Fonte: Facebook_Átrio do Saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário