Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

PEDIR A PALAVRA NO REAA

Em 20.08.2025 o Respeitável Irmão Reinaldo de Barros, Loja Humanidade e Progresso, 3623, REAA, GOB-PE, Oriente de Caruaru, Estado de Pernambuco, solicita o seguinte esclarecimento:

PEDIR A PALAVRA

Valoroso Ir Pedro Juk, venho por meio deste, solicitar de sua sapiência, uma dúvida que trago desde meu ingresso na Ordem nos idos de 2017.

Sempre me foi passada a informação de que na palavra a Bem da Ordem, o Irmão que dela queira fazer uso, faça pelo sinal de costume, sinal este que é o braço direito estendido à frente com a palma da mão voltada para baixo, sinal também utilizado em votações de algum assunto em assembleia.

Isto posto, certa vez indaguei a um mestre que, ao se pedir a palavra fazendo pelo sinal de costume, por que alguns irmãos batem palma, a resposta foi: para chamar a atenção do correspondente vigilante que poderia estar desatento a solicitação do Irmão. Afinal, o que é mito e o que é verdade nesse caso? Ou melhor dizendo, o que é certo e o que é errado?

Desde já agradeço a atenção dada a esta humilde solicitação. Parabenizo seu trabalho em prol de uma Maçonaria mais pujante, ordeira e pacífica!

CONSIDERAÇÕES:

Inicialmente, vamos tratar movimentos para pedir a palavra e aprovação como gestos, não como sinais, até porque os sinais maçônicos, tais como os de Ordem e Penais, encerram segredos reservados apenas aos iniciados e possuem um alto significado iniciático, sendo, inclusive, executados apenas em se estando em pé na forma de costume. Creio que assim fica mais apropriado.

Gestual para se pedir a palavra - A prática consagrada no REAA de se pedir a palavra é, estando sentado, bater com a palma da mão direita aberta sobre o dorso da mão esquerda fechada (para chamar atenção), em seguida levantar a mão direita espalmada o suficiente para se identificar.

Gestual de aprovação em votações nominais - Estender o braço e respectiva mão direita aberta, dedos unidos, levemente ao alto para a frente. Para se abster de votar, no caso do REAA, fica-se à Ordem.

Em linhas gerais, são estas as orientações no GOB para o REAA.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário