Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 7 de março de 2021

EM PÉ OU SENTADO: QUANDO?

EM PÉ OU SENTADO: QUANDO?
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão José Edson Haesbert, Mestre Instalado da Loja Apóstolos da Caridade, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná.
pael@gob-pr.org.br

Durante a verificação que o Primeiro Vigilante faz para verificar se todos os presentes são maçons quando da abertura dos trabalhos o mesmo fica em pé, ou permanece sentado?

Os que ocupam o Oriente têm a prerrogativa de falar sentado?

RESPOSTAS:

Quanto ao Vigilante na primeira questão. O ritual é bastante claro no que exara – página 45 – Aprendiz Maçom – “Primeiro Vigilante – Em pé e à Ordem em ambas as Colunas”.

No texto explicativo em seguida e logo abaixo consta: “(Todos [o grifo é meu] se levantam à Ordem e o 1º Vigilante faz a verificação do seu lugar)”.

Nesse sentido o texto é bem claro quando especifica através do vocábulo “todos”. Como a ordem parte para ambas as Colunas, o Primeiro Vigilante dela faz parte, então, inclusive ele também fica em pé e compõe o Sinal à Ordem.

Há que se aproveitar o ensejo para reforçar também que os Vigilantes nesse momento deixam os seus malhetes sobre as respectivas mesas e compõem como os demais o Sinal do Grau obedecendo à regra de fazê-lo com a(s) mão(s) em qualquer grau que a Loja estiver trabalhando.

Quanto aos que ocupam o Oriente e a prerrogativa de falar sentado - salvo quando o ritual determinar o contrário é costume antigo desde quando da inserção de um oriente elevado no Rito Escocês Antigo e Aceito (por volta de 1.810) através das extintas Lojas Capitulares que se adquiriu esse formato.

Com o retorno do Capítulo para o Segundo Supremo Conselho na França, o simbolismo permaneceu de forma equivocada com esse formato topográfico na Loja (século XIX). É dessa época o costume daqueles que ocupam o Oriente elevado falarem sentados. Atualmente o costume está praticamente em desuso.

Presentemente é praxe somente o Venerável, o Orador e o Secretário falarem sentados, salvo quando a ritualística exarada pelo ritual determinar o oposto.

Por assim ser, tem sido mais elegante e de sentido igualitário que os outros ocupantes se pronunciem em pé, todavia, os que assim praticam em Loja aberta, o fazem à Ordem.

Da mesma forma o Venerável, ao falar em pé, deixa o malhete sobre o Altar e à ordem compõe o Sinal no feitio de costume.

T.F.A. - Ir∴ Pedro Juk - jukirm@hotmail.com - Set/2011.
Fonte: JB News – Informativo nr. 397 Florianópolis (SC) 02 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário