Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 22 de março de 2021

IRMÃO ADORMECIDO

IRMÃO ADORMECIDO
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Jocely Xavier de Araújo, Mestre Instalado da Loja Hermann Blumenau, Rito Escocês Antigo e Aceito, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina. – jxa@tpa.com.br

Por gentileza, poderia nos responder se existe a figura do Irmão Adormecido? Se for correto tratar o Maçom que pediu o Quite Placet e ou aquele que o recebeu ex-ofício de Irmão adormecido? Ele continua ou não sendo maçom?

RESPOSTA:

O termo “Maçom Adormecido” em maçonaria é figurado e significa em linhas gerais aquele que se encontra afastado da Ordem de modo que não esteja mais filiado a nenhuma Loja, ou seja, não exercendo os seus direitos e obrigações.

Um Irmão nessas condições é considerado irregular e para “acordar” precisa solicitar a sua regularização conforme preceituam as regras e leis da Obediência que ele tenha pertencido.

Um portador de Quite Placet que não esteja vencido pode pedir a sua filiação em uma Loja. O que por ventura estiver vencido, acordará pedindo a sua regularização. O portador de um Placet ex-ofício, poderá readquirir os seus direitos resolvendo de forma legal o motivo pelo qual o levou a ser placetado ex-ofício.

Quanto à questão de ser ou não maçom conforme vosso apontamento leva-se a uma reflexão sob o ponto de vista iniciático.

Todo aquele que foi iniciado na Maçonaria, será sempre um Maçom, mesmo estando ele placetado. A condição é iniciática, daí a atenção deve ser tomada antes da iniciação para que não se venha amargar uma decepção mais tarde.

É bem verdade, que cada caso é um caso e, por exemplo, um Quite Placet é direito e não há como menosprezar ninguém por ser portador desse documento maçônico.

Pode ser questionável o portador o ex-ofício, entretanto uma análise justa deve ser considerada. Em assim sendo, tanto em um caso quanto o outro, prevalece o caráter iniciático, ou seja, o Irmão que foi iniciado na Maçonaria é Maçom. O que difere é o direito do obreiro que ficará suspenso, talvez por vontade própria dele, ou a ele imposta pelo seu não cumprimento com o dever.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 404 Florianópolis (SC) 09 de outubro de 2011

4 comentários:

  1. Ir.´. e no caso de doença na familia que é composta agora, pelo casamento dos filhos em Maçom e cunhada ???? Ir.´.Robson A Luciano GOB/SP. n* 297 434 - 14/04/2018 - cunhada cancer 2007 e 14/03/2018 Metastase Ossea - tratando Unicamp ??? email Cobracreditos@Gmail.com , qual seu proceder para não adormecer ??? 011 99951 23 36- vivo.

    ResponderExcluir
  2. Sou aprendiz maçom em Belo Horizonte
    Na loja paz e amor do grande oriente de Minas Gerais.queria saber como aprendiz ainda não tenho muitos conhecimentos.
    Vim para portugal com todos os doc,porém já venceram.Como eu faço para INICIA na loja maçonica de portugal e Mel sonho continua na ordem

    ResponderExcluir
  3. Estou adormecido com kit placet regulado posso assistir uma iniciação no caso meu filho

    ResponderExcluir