Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 29 de março de 2021

GENUFLEXÃO: POSIÇÃO DOS JOELHOS

GENUFLEXÃO: POSIÇÃO DOS JOELHOS
(republicação)

Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Gilmar Pazinato, Venerável Mestre da Loja Estrela de Morretes, 3.159, GOBPR, Oriente de Morretes, Estado do Paraná. 
pazinato.g@gmail.com

Gostaria de saber qual a posição correta dos joelhos na oportunidade que os Aprendizes, Companheiros e Mestres estão ajoelhados. Por que, essa posição?

CONSIDERAÇÕES:

Para os ritos que preceituam a genuflexão, em linhas gerais e a forma geralmente aceita é que o Aprendiz se ajoelha com o joelho esquerdo que corresponde a Coluna do Norte, local onde os portadores do Primeiro Grau trabalham. Já os Companheiros com o joelho direito que indica a Coluna do Sul e o lugar onde os mesmos labutam, enquanto que o Mestre, dominando todos os quadrantes (entre o Esquadro e o Compasso), ajoelha-se com ambos os joelhos. Essas referências são feitas pelo observador que estiver de frente para o Oriente.

Essa genuflexão – o ato de dobrar o(s) joelho(s) - normalmente está presente no instante da Obrigação (juramento), Consagração, primeiro e último trabalho na Pedra Bruta, o trabalho na Pedra Cúbica, dentre outros conforme o Rito.

Essa regra não é uma unanimidade universal, já que existem ritos que dão a liberdade ao maçom de só executar a genuflexão se a sua crença religiosa permitir, enquanto que outros possuem até mesmo um móvel que se denomina com “genuflexório” para o ato da genuflexão.

Para os ritos que durante a Iniciação possuem a passagem da oração em favor do candidato, a genuflexão é feita com os dois joelhos. Esse costume é haurido das corporações de ofício medievais que coexistiam lado a lado com a Igreja, sofrendo desta uma forte influência religiosa. 

T.F.A. - PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 407 Florianópolis (SC) 12 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário