Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de março de 2021

MINUTO MAÇÔNICO

DOGMA

1º - A palavra, em grego, significa opinião, mas, em Filosofia, é empregada no sentido de opinião explicitamente formulada como verdadeira.

2º - No Cristianismo, porém, chamam-se dogmas as verdades reveladas e que são propostas pela suprema autoridade da Igreja como artigos de fé, que devem ser aceitos por todos os seus membros.

3º - Pejorativamente, são chamados dogmas as afirmações que expressam opinião, sem os necessários fundamentos, mas que são proclamadas como verdades indiscutíveis.

4º - A Maçonaria não professa nem impõem dogmas maçônicos, visto que ela não se proclama depositária de nenhuma Revelação.

5º - A Maçonaria só tem princípios. Como, porém, não existe uma religião sem dogmas, a Maçonaria não condena o pensamento dogmático em si, deixando a cada Maçom o direito de ser ou não um dogmatista.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário