Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 16 de março de 2021

PITÁGORAS

PITÁGORAS
Ir∴ Daniel Louzada, A∴M∴

Vida e Legados de Pitágoras de Samos (569 – 497/6 A.C.)

A Maçonaria incorpora em seus ensinamentos um verdadeiro compêndio de outras sociedades, ordens, religiões e escolas iniciáticas. Neste trabalho abordaremos um dos personagens mais importantes na fundamentação da filosofia, simbologia geométrica, arquitetura e rituais da maçonaria. A vida e legados de Pitágoras.

Conhecido no mundo profano pelas suas contribuições na área da aritmética – Neste aspecto temos o teorema que leva o seu próprio nome - Pitágoras foi um dos maiores filósofos que o mundo já conheceu. Muito injustiçado e caçado pela história, Pitágoras foi o fundador da mais influente escola iniciática da Grécia antiga. Tal escola fundamentou a filosofia grega que, por conseguinte, foi a base da ATUAL filosofia ocidental. A própria palavra filosofia teve sua origem em Pitágoras (amor à sabedoria).

Os estudos sobre sua vida são muito questionáveis quanto à veracidade dos fatos que foram desvirtuados nos diversos períodos da história da humanidade. Como causas, podemos destacar:

Perseguições em vida: Seus seguidores foram perseguidos por questões políticas e filosóficas. Sua escola foi destruída e queimada por uma revolta popular provocada por um desertor da própria escola. Como era uma organização fechada e com votos de silêncio, muitos estudos foram perdidos nesta revolta.

Mistificação: Após a sua morte, existiu um período de verdadeira adoração e exaltação à figura de Pitágoras. Por conta disso, os relatos sobre a sua vida descritos neste período não são confiáveis;

Catolicismo: No apogeu da igreja católica, se destruía qualquer imagem que pudesse competir com Jesus Cristo. Devido a sua crença, relevância e irreverência, Pitágoras foi muito atacado neste período;

Academicismo: Pitágoras foi uma figura desconfortável devido aos extremos de seus ensinamentos - associação entre erudição, razão, esoterismo, lógica, ciência, religião, multidimensionalidade, multiexistencialidade, física, matemática, parapsiquismo e etc... Poucos conseguem realmente alcançar estes extremos.

SUA VIDA

Pitágoras nasceu na ilha de Samos na Grécia, no leste do mar Egeu (povoado jônico). Seu pai era um rico mercante e a sua mãe uma sacerdotisa seguidora da doutrina do Templo de Delfos. Ela foi a grande incentivadora de seus estudos.

Pitágoras estudou até os 18 anos em SAMOS, depois iniciou uma série de viagens pelo mundo estudando as culturas, filosofias, engenharia e etc... Na Itália, foi influenciado por Tales de Mileto (conhecido como o primeiro filósofo da história) - onde aprendeu física e lógica; Foi para o Egito - por recomendação do próprio tirano de Samos que era íntimo do Faraó – Durante um período de aproximadamente 20 anos, Pitágoras estudou profundamente a cultura milenar egípcia. – Considerado o primeiro grego a dominar a escrita hieroglífica egípcia e aprofundou seus estudos em geometria.

Foi levado para Babilônia como prisioneiro de guerra após a invasão do império Persa ao Egito. Época onde a Babilônia era o centro da cultura mundial. Pitágoras teve acesso a outras diversas culturas, dentre elas a hindu e a chinesa. Aprofundou seus estudos em numerologia e aritmética, foi iniciado em magia persa pelos magos Zoroastros, teve sua base da teoria musical, aprendeu sobre utilização de drogas e etc... Após 8 anos, regressou para Grécia autorizado pelo imperador Persa.

Na Grécia, viajou por mais dois anos se atualizando e estudando pelos diversos templos Gregos. Na cidade CROTONA - Itália, fundou e estruturou a sua escola. Considerada por muitos a primeira universidade mundo.

ESCOLA PITAGÓRICA

A escola se diferenciava das outras por não focar na atividade física, lutas e esportes; e sim na atividade intelectual e no incentivo a amizade. Assim, poderia selecionar o futuro iniciado para ensinar a doutrina esotérica juntamente com á educação moral.

O ritual de iniciação era inspirado na iniciação Egípcia, com a prova do fogo e da água (hoje mencionadas na iniciação maçônica). O candidato deveria passar uma noite numa caverna rodeado de imagens fúnebres. Como na Maçonaria, este seria o momento de meditação e reflexão sobre a sua vida e passagem pela terra. Depois o candidato era colocado nu em um quarto pequeno com um quadro que continha um símbolo geométrico, perguntava-se sobre a relação do símbolo com o Universo. Enquanto o candidato passava horas para decifrar, outros iniciados o insultavam e o rebaixavam, esperando um revide, o qual seria decisivo para sua eliminação. Nada se da através da força ou ignorância. O objetivo era simplesmente estudar o comportamento e o temperamento do candidato. Após o ingresso do iniciado na escola, ele teria um longo caminho pela frente dividido em três graus iniciáticos.

Primeiro Grau Iniciático – A PREPARAÇÃO.

O iniciados eram chamados de Acústicos, eram submetidos à regra de total silencio. O real objetivo era conhecer pela observação os pilares da vida visto pelo prisma da doutrina pitagórica (educação, bons costumes, ética, virtudes, disciplina, autocontrole e obediência). Etapa onde era polido o temperamento e o comportamento do iniciado. Desse modo, vencer suas paixões era o seu primeiro dever. Aquele que não fez de seu próprio ser uma harmonia não pode refletir a harmonia Divina.

Segundo Grau Iniciático – PURIFICAÇÃO MAIS PROFUNDA.

Fase onde os estudos pitagóricos se iniciavam. Pitágoras chamava os iniciados de matemáticos, diferentemente do nosso conceito atual, significava aquele que tudo estuda. Para eles, os números não eram considerados meras quantidades abstratas, mas uma virtude intrínseca A Um ser supremo, A Deus, A harmonia. Assim, Pitágoras traduzia o Verbo Sagrado de Deus através de virtudes correlacionadas a números. Mais uma vez, podemos destacar como a A Maç:. absorveu a doutrina pitagórica:

O Número 1 - UNO, O Eterno, O Deus Único e Supremo;

O Número 2 - A dualidade incompreendida pela dúvida, mas que também reflete ao Homem-Mulher (o amor), Espírito- Matéria, Céu-Terra;

O Número 3 – Seria considerado o primeiro número real. Simboliza as 3 dimensões; A tríade a qual é composta qualquer objeto Universal (Corpo- Alma-Espírito; Homem-Mulher-Filho);

O Número 4 – Simbolizava corpos sólidos, A composição da Tríade com o sopro divino da vontade. Estes eram os principais números onde 1 + 2 + 3 + 4 = 10. A Perfeição.

O Terceiro Grau Iniciático – PERFEIÇÃO:

A perfeição Pitagórica trata-se principalmente da evolução material e espiritual. Compreensão do Universo através dos dois pontos extremos, o físico e o espiritual. Assim, nós deveríamos evoluir primeiro do ponto de vista material, conhecendo a si próprio e o Universo ao redor; os elementos básicos, os astros e as leis terrestres. O Importante, é que Pitágoras proporcionava aos mestres a evolução terrestre para que vislumbrem uma evolução espiritual, com ênfase no pós-morte.

CONCLUSÃO

Portanto, seus estudos vão muito além do que o magnífico teorema matemático. Pitágoras usava os números e a razão para explicar o espiritual, o esotérico, a vida, os cosmos e existência do G.A.D.U. Seus estudos são tão diversificados quanto à grandeza de cada uma de suas descobertas. Contudo, para concluir o trabalho, citarei alguns “Pensamentos Pitagóricos” que continuam tão atuais quanto no período em que foram concebidos:

• Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
• Não é livre quem não obteve domínio sobre si.
• Pensem o que quiserem de ti; faça aquilo que te parece justo.
• O que fala semeia; o que escuta recolhe.
• Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
• Todas as coisas são números.
• A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
• A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
• A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se.
• A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.
• Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.

Fonte: https://fraternidadesergipense.mvu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário