Em 27/04/2024 o Respeitável Irmão Wilson Nogueira, Loja Aurora Mineira, 89, REAA, GOMG, Oriente de Caldas, Estado de Minas Gerais, faz a pergunta seguinte:
PARAMENTOS DOS SUBSTITUTOS
Pesquisando na literatura maçônica, ainda não consegui uma explicação convincente. E para tal, recorro aos seus conhecimentos na seguinte questão:
Sou 1° Vig∴ de minha Loja (*não instalado*).
Na ausência do V∴ M∴, como devo substituí-lo? Com os paramentos de 1° Vig∴? O 1° Vig∴ com os paramentos do 2° Vig∴? O 2º Vig∴ com∴ avental e faixa somente (1° Diác∴)?
É assim mesmo?
Obs.: sessão econômica.
COMENTÁRIOS.
Tradicionalmente, nos tempos em que a Maçonaria ainda passava pela transição operativa-especulativa e ainda não existiam propriamente os ritos maçônicos, quando o dirigente principal da Loja (antigo Mestre da Loja, depois Venerável Mestre) não estivesse presente, quem assumia a direção dos trabalhos era 1º Vigilante, o qual, por sua vez era substituído pelo 2º Vigilante. Assumia o lugar do 2º Vigilante outro Irmão comprovadamente "experiente".
Com o decorrer do tempo, por volta do século XVIII, já no período especulativo da Ordem, apareceriam os ritos e os rituais maçônicos. A Maçonaria Especulativa transformava-se em Moderna Maçonaria e era inaugurado, em 1717, com a fundação da Primeira Grande Loja e Londres e Westminster, o sistema obediencial, no qual paulatinamente as Lojas foram se subordinando.
No REAA, rito maçônico que apareceu no início do século XIX, o substituto legal do Venerável Mestre é o 1º Vigilante, e o do 1º Vigilante é o 2º Vigilante. No caso, o 2º Experto, por ter seu lugar na Coluna do Sul, preenche o lugar do 2º Vigilante. Inclusive, esta distribuição está prevista no novo Ritual de Aprendiz, REAA, edição 2024.
No tocante aos paramentos dos que substituem, é de se dizer que infelizmente algumas Obediências começaram a inventar, criando paramentos diferenciados para os Vigilantes, inclusive punhos, o que não é original no REAA. Com isso, começaram aparecer dúvidas sobre quais paramentos os substitutos devem usar ao substituírem um titular.
Na realidade, no REAA, os Vigilantes vestem, ou pelo menos deveriam vestir, apenas o avental de Mestre Maçom, ou de Mestre Instalado, se for o caso. Obviamente acompanhado de um colar com a joia distintiva de Vigilante. Apenas isso.
Como no GOB existem paramentos diferenciados para os Vigilantes, o Ritual de Aprendiz vigente (2024) também menciona que os substitutos legais do Venerável Mestre e dos Vigilantes devem usar as joias dos titulares que eles substituem.
Vale ressaltar que nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação do REAA, estando ausente o Venerável Mestre, quem deve substituí-lo é o Ex-Venerável mais recente da Loja.
Sob nenhuma hipótese o substituto do Venerável pode usar o avental e os punhos de Venerável Mestre. Substituindo o Venerável, o substituto usa a joia do titular faltoso.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário