Em 26.04.2024 o Respeitável Irmão Rodrigo Rocha, Loja Libertas Quae Sera Tamen, 1180, REAA, GOB, Oriente de Ipanema, Estado de Minas Gerais, pede esclarecimentos para o que segue:
CUMPRIMENTO ÀS LUZES DA LOJA
Surgiu uma dúvida e gostaria de um esclarecimento caso possível.
Durante a entrada com formalidade do Aprendiz em sua 1ª instrução, ou Irmãos que chegam atrasados, estes entram com formalidade (forma genérica) e saúdam as luzes. A dúvida é se as luzes saúdam de volta. No ritual e no SOR não é mencionado nada do tipo, mas vejo que em algumas oficinas, inclusive a minha, existe o cumprimento por parte das luzes.
Como não existe nada do tipo no Ritual e nem no SOR, eu entendo que não deve ser feito, e trata-se de uma prática de uso e costume realizado pelos irmãos.
Nesse sentido, gostaria de um esclarecimento, para melhor orientar os irmãos.
CONSIDERAÇÕES:
Sem dúvida, não existe esse retorno de cumprimento por parte das Luzes. Tanto é que que isso não está previsto em nenhum lugar do ritual vigente. Assim sendo, o que não está previsto não se faz.
Infelizmente essas invencionices, que ainda persistem na Maçonaria Tupiniquim, são como carcaças de dinossauro, difíceis de consumir. Afinal, matar o bicho não é difícil, difícil mesmo é consumir com os seus restos.
Diante de tudo isso, eu fico mesmo é impressionado com a criatividade oriunda de alguns Irmãos.
Ora veja, um Irmão chega atrasado, desrespeitando a pontualidade dos demais, atrapalhando o andamento dos trabalhos e ainda as Luzes da Loja devem responder à saudação desse retardatário! Evidentemente que não.
Assim, durante o ingresso formal, o Venerável e os Vigilantes não respondem à saudação de nenhum retardatário.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário