O TRATAMENTO DAS LUZES
Venho mais uma vez, venho consultar o Irmão no sentido de esclarecer, se possível, um questionamento que não soube responder, que é o seguinte:
Por quê da denominação e seu significado de "Respeitab∴ Mestre, VVenerab∴IIr∴ 1º e 2º Vigilantes e Ven∴, no Grau de Mestre Maçom?
Antecipadamente agradeço e fico no aguardo!
CONSIDERAÇÕES
Provavelmente essas formas de tratamentos diferenciadas, com caráter superlativo, existem para qualificar o grau de Mestre Maçom (espiritualidade) perante os dois outros graus que o antecedem (materialidade). Nesse sentido, a plenitude maçônica também revela, pelo seu tratamento, um maçom refinado, espiritualmente preparado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1AiAhp2-HB8kkN6J01AoDkE0rt81mGKYDKrEYFS4bqUeIG2sx1hgDOz5kN0kt6yOZoHwk-6OAU33XqZaNSD-ss56d5o3agzjznyLXvLqosmztBTFgsxrIiFbJ8xHbGWtlWRo3LDuaj-_nzZFs1ubiFNdYOaVN-ZtThYeNg7Yg9vHUpX5SbR7we_imLxw/s320/MESTRE%204.jpg)
Assim, para diferenciar o tratamento formal das Luzes (eleitas para governar a Loja) dos demais cargos, aplicou-se ao portador do 1º Malhete o título distintivo de Respeitab∴ (termo derivado de respeitável) no sentido de ser muito respeitável, grande e formidável. Nesta mesma conduta, para os VVig∴ deu-se o tratamento de Venerab∴, (termo derivado de venerável) no sentido de ser extremamente venerável.
Os tratamentos diferenciados para as Luzes da Loja, também têm a função destacar outros cargos dos cargos de portadores de Malhete.
Vale pôr em evidência que antes de 1725, ainda não existia o grau especulativo de Mestre Maçom, senão os cargos de Aprendiz e de Companheiro.
Como o 3º Grau somente foi oficializado em 1738, o Grau de Companheiro cedeu boa parte da sua liturgia para a construção do Grau de Mestre.
Com o aparecimento da lenda hirâmica pelo advento do 3º Grau, o personagem lendário principal, Hiran Abif, genericamente já era tratado como Respeitab∴Mestre. Esse fato ajudou a alavancar distinções de tratamento para os integrantes de uma Câmara do Meio.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário