Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

LISTA DE PRESENÇAS E A SIGLA M.I.

Em 04.05.2025 o Respeitável Irmão Juliano Vasconcelos, Loja Itaipu, 2226, REAA, GOB-RJ, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

LISTA DE PRESENÇAS

Venho solicitar ao irmão ajuda numa dúvida que me acompanha já a algum tempo.

Apenas para situar o irmão, me encontro com Chanceler de minha loja por 2 mandatos e nunca consegui solucionar essa dúvida. Na lista de presença dos irmãos do quadro da loja, na coluna GRAU, o irmão, que seja Mestre Instalado, deve por M I ou M M?

Há irmãos que digam que M I é "apenas" um título e não grau, portanto não deve ser usado o termo M I na lista de presença.

Por outro lado, há irmãos que digam que devam sim por M I na lista de presença.

Minha dúvida é: Há alguma regra relacionada a este tema ou não? Alguma recomendação?

Desde já agradeço o tempo do irmão que sempre foi generoso em responder todas minhas dúvidas.

CONSIDERAÇÕES:

De fato, Mestre Instalado não é um grau maçônico, senão uma categoria especial honorífica dada àqueles que foram um dia eleitos para exercer o cargo de Venerável Mestre de uma Loja Maçônica (Art. 42 do RGF/GOB).

Em que pese este não ser um grau iniciático, o título honorífico de Mestre Instalado pode ser usado junto a assinatura porque no GOB existe um decreto vigente, datado de 11/06/1968, sob o nº 2085 e assinado pelo então Grão-Mestre Geral, Irmão Álvaro Palmeira, o qual dá o direito aos Mestres Instalados de usarem a sigla M. I. após o seu respectivo nome.

Destarte, eles podem usar esse título distintivo no Livro de Presenças da Loja, mesmo que M I não seja um grau maçônico.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário