Páginas
PERGUNTAS & RESPOSTAS
O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
TRONCO - COMUNICAÇÃO DO RESULTADO DA COLETA
Em 04/03/2024 o Respeitável Irmão Sílvio Scofield, Loja Deus, Luz e Caridade, 970, GOB BAIANO, REAA, Oriente de Caravelas, Estado da Bahia, apresenta a dúvida seguinte:
COMUNICAÇÃO DO RESULTADO DA COLETA
Em primeiro lugar quero parabenizar pela iniciativa e disponibilidade.
Sobre a Ritualística faço o seguinte questionamento:
O manual de Aprendiz (REAA) na pag. 75, após o Tr∴ de Benef∴ fazer seu giro, o Ven∴ pede ao Ir∴ Hosp∴ levá-lo ao Ir∴ Tes∴ para aquele ser conferido.
Nas letras azuis temos que o Ven∴ deve dar andamento aos trabalhos enquanto é feita essa conferência, depois o Tes∴ comunica o apurado pela coleta.
Nas Orientações Ritualísticas temos "IV – O Tes∴, com brevidade, mas sem atrapalhar o andamento dos trabalhos, pede a Pal∴ ao 1º Vig∴. Autorizado, à Ord∴ comunica ao Ven∴ Mestre o resultado apurado na coleta; V – Por sua vez, o Ven∴ Mestre comunica o resultado à Loja."
Diante dessas informações vem o questionamento. A comunicação pelo Tes∴ e pelo Ven∴ pode ser feita na hora da "Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular", ou deve ser logo após ser conferido, conforme consta na mesma página 75.
CONSIDERAÇÕES:
Como a praxe é de que logo após ter sido a circulação do Tronco encerrada (antes ainda da conferência) o Venerável Mestre dê andamento aos trabalhos, geralmente o resultado é informado durante o período da Palavra à Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular.
Recomenda-se sempre que o Venerável Mestre não aguarde a conferência do Tronco para prosseguir com a sessão – os trabalhos seguem normalmente durante a conferência.
Assim sendo, o Tesoureiro espera a palavra chegar na sua Coluna para pedi-la ao Vigilante e informar o resultado ao Venerável Mestre.
No caso de a palavra já ter passado pela coluna, e esteja no Oriente, o Tesoureiro, sem cortar a fala de outrem, em momento oportuno, pede autorização ao respectivo Vigilante para poder informar o resultado da coleta.
O Venerável Mestre, logo que receber a comunicação com o resultado informa à Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
EXISTE UMA CONSPIRAÇÃO MAÇÔNICA?
A fé na conspiração maçônica é baseada no fato de que ao longo da história muitos chefes de estado, figuras influentes e proeminentes reconheceram ou atribuíram a participação em algum covil maçônico. Acredita - se que através deles os maçons tiveram uma influência no desenvolvimento dos estados e no curso dos eventos históricos.
No entanto, a teoria da conspiração maçônica não tem suporte documentado nem lógico.
Os apoiantes de tal conspiração não podem justificar a essência da conspiração, e geralmente estão limitados a frases gerais sobre a afiliação dessas ou outras pessoas à Maçonaria, como se isso fosse condenável ou contrário às leis dos estados em que a Maçonaria existe. A busca por fatos da existência de uma conspiração limita-se a uma simples listagem de ações frequentemente cometidas no interesse do país e do seu povo. A própria questão de que um maçom nos escalões superiores do poder pode organizar uma conspiração é um erro lógico.
Nossos irmãos, ao longo de todos os tempos históricos, e continuam, carregam sua cruz com dignidade para a glória do Grande Arquiteto do Universo, e para o benefício do seu estado e povo, onde quer que o seu irmão esteja.
Fonte: Facebook_Freemasons
Assinar:
Postagens (Atom)