Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

PREPARAÇÃO DO CANDIDATO NA EXALTAÇÃO

Em 15/06/2018 o Respeitável Irmão Marcelo Pereira Medeiros, Loja Acácia Candidomotense, 2.612, REAA, GOSP-GOB, Oriente de Cândido Mota, Estado de São Paulo, formula a seguinte pergunta:

PREPARAÇÃO DO CANDIDATO NA EXALTAÇÃO

Estou recorrendo a você novamente meu Irmão. Tivemos recentemente uma Sessão Magna de Exaltação e surgiu uma dúvida, na página 101 do ritual do 3º Grau do REAA, preparação do candidato, está escrito “Que deverá estar com terno preto e sem metais”. Sempre fizemos sem o paletó, ficando o candidato somente com a camisa com o braço e peito esquerdos nus. Alguns irmãos questionaram dizendo que devemos manter o paletó, pois o ritual diz que deve estar com o terno. Mantemos o paletó ou só a camisa?

COMENTÁRIO:

Com todo o respeito, sinceramente isso é o mesmo que procurar pêlo em ovo. Ora, o que ritual menciona é que o candidato deve se apresentar vestido de terno preto e sem os metais. A partir daí então o Experto o irá preparar na forma de costume, isto é, fazendo com que o candidato retire o paletó e se mantenha de camisa branca que será arranjada (adequada) para a cerimônia de Exaltação. 

A propósito, o termo “sem metais” significa que ele não deve trazer consigo dinheiro e objetos de valor como joias, relógio, etc. Destaque-se que isso não significa não trazer “objeto de metal”, como a fivela do cinto que segura as suas calças.

Agora, manter o candidato de paletó nessa oportunidade é algo indescritível, senão pura ignorância para com os procedimentos ritualísticos.
Infelizmente sou obrigado a pensar que tem muita gente por aí discutindo o sexo dos anjos, o que é lamentável, sobretudo em se tratando de Maçonaria. 

Penso que tudo isso advém da mania do “está escrito”, ou “onde está escrito”, comuns ao peripatético viés latino de Maçonaria. Essa atitude tem sido em muitos casos um verdadeiro suporte para preguiça mental – é o não querer raciocinar.

Os defensores dessas bobagens deveriam antes procurar entender a sequência iniciática e o porquê desse arranjo na vestimenta especulativa de um maçom - desde a sua Iniciação até a Exaltação. 

Ora, se o traje do rito previsto no ritual para as sessões magnas é o do terno preto ou escuro, camisa branca, etc., por óbvio o candidato assim se apresenta para que posteriormente ele então seja preparado para a liturgia. 

No mais meu Irmão, o candidato fica com as vestes arranjadas sem paletó e de camisa. Por fim, talvez só nos reste sugerir ao GOB que preciosamente explique no ritual (pelo menos para alguns) que “o candidato deve retirar de paletó e permanecer de camisa para a preparação”.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário