Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2018

DÚVIDAS EMULAÇÃO

DÚVIDAS EMULAÇÃO
(republicação)

O Respeitável Irmão Wesley Pereira, Venerável da Loja Virtus Et Labor, Trabalho de Emulação, GOB-PR, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, apresenta as questões que seguem.
drwesley23@gmail.com

Tenho tentado fazer algumas mudanças na maneira como está sendo realizada a ritualística de nossa loja, mas tenho sentido certa resistência por parte dos “cardeais de loja”, que são todos oriundos do rito escocês. A primeira dúvida é sobre o uso do sinal quando dos levantamentos. Deve o irmão manter o sinal enquanto tem a palavra, e só desfazê-lo no termino de sua alocução? Em Maringá temos outra Loja Luz e Ciência (do GOP), que quando tem palavra o Irmão faz o Sinal, cumprimenta as Autoridades desfaz o sinal e fala. No Livro Ritual de Emulação – autor Fabio Mendes Paulino ele diz o seguinte: Em qualquer situação, por exemplo, no terceiro levantamento, quando um irmão tem a palavra, deve se dirigir ao V.M e as Luzes, com P. e S. Porém não mantém o sinal enquanto fala. Apenas levanta, dá o P. e faz o Sn, cortando-o antes de iniciar a fala, SEM QUE O V.M. PRECISE AUTORIZAR A FALAR A VONTADE! Importante: Os sinais são sempre realizados da forma correta, com o corpo ereto, e os movimentos devem ser firmes e precisos. Não devem ser realizados de maneira displicente e desfeitos de forma desleixada. PERGUNTO: Qual a recomendação para este caso? Como estão procedendo outras lojas do Ritual de Emulação no Paraná? Qual é o procedimento realizado nas Lojas da Inglaterra hoje?

CONSIDERAÇÕES:

Eu não vou entrar no mérito de outras Lojas, senão aquilo que é correto nos Trabalhos de Emulação.

A prática de se falar à Ordem no uso da palavra nos levantamentos não é regular nos Trabalhos de Emulação. Na prática inglesa isso não existe. O obreiro simplesmente levanta dá P.R. compõe o Sn., posteriormente o desfaz pelo Sn. Pen.; assume uma postura respeitosa (geralmente com as mãos cruzadas sobre o avental), faz o uso da palavra e ao término simplesmente senta. 

É preciso que os nossos “cardeais” entendam que existem duas vertentes principais na Maçonaria. Uma de vertente inglesa (que o caso dos Trabalhos de Emulação) e outra francesa (que e o caso do Rito Escocês Antigo e Aceito). Nessas duas vertentes os costumes se diferenciam em muitas particularidades. 

Isso também serve para alguns Irmãos entenderem que um Rito é parte integrante da Maçonaria, nunca o contrário como pensam alguns “achando” que, por exemplo, a Maçonaria é apenas o Rito Escocês.

Na Inglaterra nos diversos Trabalhos, ninguém fica à Ordem para usar a palavra nos levantamentos. Fica-se à Ordem quando o Mestre da Loja (Venerável) assim determinar.

O Sn. somente é composto de acordo com o costume ritualístico. Também lá não se editam rituais.

Volto a frisar que Ritual é para ser cumprido, esteja ele certo ou errado.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.176 – Florianópolis(SC) – quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário